Como escolher a melhor faca para churrasco

-

É tradicional preparar um churrasco para compartilhar de bons momentos com familiares ou amigos. Seja você um churrasqueiro profissional ou amador, existem alguns truques que tornam esse momento em frente a churrasqueira ainda mais especial. Um deles, é a escolha da melhor faca para o corte da carne.

Mas como escolher a melhor faca? Convidamos o empresário, cozinheiro e churrasqueiro, Luciano Brito Araujo, para que nos explique como encontrar a melhor faca para deixar o churrasco ainda mais saboroso e, também, nos dar algumas dicas para que esse utensílio seja duradouro e o melhor para cada assador.

A melhor faca para o churrasco

Se a faca tem um bom aço, um bom desbaste, boa ergonomia e o tratamento térmico adequado, o fio dura mais. A média é de 120 a 150 cortes. A melhor faca para o churrasco, conforme Araújo, é aquela que você se adapta melhor, principalmente, a artesanal, feita exclusivamente para você com um punhal correto.

A faca campeira, de acordo com ele, entre tamanhos que variam de 8 polegadas e 12 polegadas, é uma boa escolha desde que seja confortável. “A melhor faca é a que seja confortável, permitindo uma pegada firma. Ela não precisa ser muito pesada, pois o manuseio deve ser o mais natural possível”, ressalta.

A faca Solingen

O churrasqueiro destaca que existem diversas marcas de facas que podem ser compradas, mas há uma marca, em especial, que pode ser comprada de olhos fechados: a faca Solingen.

O nome da peça se dá pela produção que é feita em Solingen, na Alemanha. Conhecida por ser a cidade das lâminas, essa reputação foi adquirida pela produção das melhores lâminas do mundo.

As peças Solingen são premiadas e reconhecidas mundialmente pelo nível de qualidade. O nome ‘Solingen’ é protegido pela legislação através do decreto de Solingen que garante que a qualidade seja mantida.

Como manter o fio da faca

Araújo explica que a forma como a faca é utilizada influencia diretamente em sua vida útil. Dependendo do manuseio, a pessoa pode acabar com o fio da faca em apenas um churrasco.

Independente do momento que o churrasco está sendo preparado, é preciso ficar atento a alguns hábitos caso queira manter o corte fácil e preciso. “Para os churrasqueiros, duas dicas importantes: nunca corte a carne dentro da assadeira e nem raspe o espeto com a faca para tirar a carne”, observa o cozinheiro.

Melhor material para a faca: cerâmica, carbono ou aço inox

Os avanços tecnológicos contribuíram para a infinidade de lâminas para as facas no mercado, mas existem três categorias nas quais elas são divididas: cerâmicas, carbono e aço inox.

  • Cerâmicas

As facas de cerâmicas possuem a vantagem de um fio praticamente eterno, porém quebram com certa facilidade, basta cair da mesa.

  • Carbono

As lâminas de carbono oferecem excelente capacidade de afiação e resistência a torção, mas oxidam com muita facilidade, enferrujam.

  • Aço inox

As facas de aço inox apresentam características similares às de carbono, mas são muito mais resistentes à oxidação, exigindo menos manutenção. Caso você não seja muito cuidadoso, Luciano orienta que sejam utilizadas as de aço inox, pois são as mais dificiéis de enferrujar.

Qual o melhor cabo para a faca?

O churrasqueiro explica que os cabos mais indicados são aqueles de materiais orgânicos, como chifres, couro e madeira ou sintéticos, como fibra de vidro, polímeros e resinas.

Araújo ainda dá uma dica em relação ao cabo: “É necessário verificar a principal características de uso da faca, necessitamos de higiene (polímetros), resistência física (madeira e rezinas) ou exclusividade (chifres, pedras ou materiais raros)”, explica.

Como fazer a limpeza das facas de churrasco

As facas de churrasco devem ser lavadas em água morna com detergente neutro e esponja macia. A lâmina deve ser secada do dorso em direção ao fio, nunca ao contrário.

Evite lavar a faca com a parte grossa da esponja ou com outros materiais abrasivos que possam agredir o fio da lâmina e possam vir a interferir no acabamento espelhado da lâmina.

LEIA MAIS: Segredos dos melhores assados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes