Não poderíamos deixar uma data especial como o Dia do Amigo passar em branco, ainda mais neste ano, em que a pandemia do coronavírus mudou nossa rotina e fez com que ficássemos longe de tantas pessoas que amamos.
A seis dias do Dia do Amigo, preparamos uma edição especial, com ideias de como marcar a data e surpreender seu melhor amigo, mesmo a distância. Assim, nesta quase uma semana, você terá tempo suficiente para pensar, colocar a mão na massa e fazer algo para demonstrar o quanto a pessoa é importante na sua vida. Mãos à obra!

Longe ou perto, amizade sem tamanho

Você já teve a impressão de que é na adolescência que encontramos os grandes amigos? Não é por acaso. De acordo com a psicóloga Karine Pezzini, as amizades da infância e adolescência tendem a durar por mais tempo. Isso não significa que os relacionamentos formados na fase adulta não sejam especiais.

No entanto, Karine explica que, na adolescência, os amigos tendem a ser muito importantes porque é o momento em que ocorre o processo de individualização. “Os adolescentes estão descobrindo outros mundos, diferentemente dos costumes e gostos vivenciados em família. Nesta fase, criam novos hábitos, ideias e preferências e sabem identificar aquilo que gostam e não gostam”, afirma.

Além disso, ela destaca que o jovem precisa se identificar com os outros, se sentir aceito dentro da sociedade e ter a sensação de pertencimento. Aí que entram os amigos. “Os adolescentes estão vivendo as mesmas experiências e, por isso, procuram o grupo que mais se identificam, por ter as mesmas ideias, os estilos e objetivos”, comenta a psicóloga.

“Manter o vínculo é muito importante, seja por meio das mensagens de Whats, vídeo ou áudio, conforme os amigos se sentirem mais confortáveis.”

KARINE PEZZINI

Psicóloga Karine Pezzini (Foto: Arquivo pessoal)

ENCONTRO VIRTUAL

O Dia do Amigo é comemorado na próxima segunda-feira, 20. Por conta da pandemia de Covid-19 e das regras de distanciamento social, não será possível abraçar os amigos e comemorar juntos. Mas isso não significa que a data vai passar em branco. Basta usar a criatividade para matar a saudade.

A psicóloga Karine Pezzini lembra a importância de os amigos permanecerem ligados, mesmo que seja virtualmente. Para isso, vale apostar nos aplicativos e na internet como aliados: WhatsApp, Google Meet ou Instagram estão entre as opções.

O trio da escola para a vida

“Ao longo da vida, fizemos muitas amizades, na escola, na vizinhança, na faculdade, no trabalho e em outros lugares que frequentamos. Existem as amizades que marcam a infância, adolescência, a fase adulta e até algumas que duram pouco tempo, por questão de distância ou pensamentos, mas que também podem ter sido verdadeiras. Mas, neste texto, vou falar de trio, afinal quem nunca teve um trio de amigos?

O meu trio é composto pela Juliana, a Carine e eu. A Ju foi minha colega desde o pré e a Carine se juntou a nós na 6º série. Nós estudávamos na escola Dois Irmãos, no bairro Aviação, onde as duas moravam. Quando tinha trabalho de dupla na aula sempre perguntávamos ‘pode ser trio?’ e tentávamos fazer juntas.

Na 8º série (na época era série), eu fui para a escola Monte das Tabocas, mas nunca perdemos contato, até porque elas moram perto da minha avó e a Carine participava do CTG comigo. No ano seguinte, elas foram para a mesma escola que eu, mas estávamos em turmas diferentes. No terceiro dia, fui na direção implorar para trocar de turma, porque queria ficar perto delas. Deu certo!

As duas são de exatas e eu de humanas (a Ju estuda Ciências Contábeis e a Carine, Engenharia Civil), então, na escola, era ótimo para passar cola – não façam isso!
Lembro que, na época do Orkut, era moda fazer textão de aniversário e postar fotos feias, então elas já faziam os textos para o meu aníver um mês antes, porque achavam difícil e falavam que eu era a escritora do trio.

Nós três vivíamos juntas, fazíamos dormidões, adorávamos ir para o centro, ‘bater perna’, no domingo de tarde, e ficar conversando na madrugada sobre os ‘crushs’. Hoje, com a vida de adulta, que é muito corrida, temos mais contato pelo WhatsApp, mas sempre que nos encontramos percebemos que nada mudou.

Para marcar esse nosso laço, em 2018, fizemos uma tatuagem – a flor de lótus, que significa a vida e, para nós, a importância dessa amizade em nossas vidas. Foi u

Tatuagem do trio de amigas (Foto: Arquivo pessoal)

ma manhã de muitas piadas e lembranças. Eu já tinha tattoo e não tinha medo, a Carine estava tranquila, mas a Ju ria muito, nervosa, com medo. No fim, todas adoramos o resultado e, sempre que olho para meu braço, lembro delas.

Para o meu trio da escola e da vida, para todas as outras minhas amigas, e para vocês leitores, quero lembrar que ter um amigo, ou vários amigos, é uma forma de ter um porto seguro. Talvez valorizamos isso mais na adolescência, pois é uma fase de mudanças, mas sempre é bom pausar um pouco a correria para tomar um chimarrão e fofocar com os amigos.”

Juliana, Carine e Eduarda
Juliana, Carine e Eduarda (Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para Surpreender no Dia do Amigo:

  • PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

Quem disse que é preciso estar perto fisicamente para compartilhar um momento? Você pode programar uma série de atividades a distância e convidar seus amigos para participarem. O início de tudo pode ser um grupo no WhatsApp para combinar os detalhes com a galera. Abuse da criatividade para dar um nome engraçado e especial ao grupo, que remeta a alguma história ou hábito comum dos amigos. Chamada de vídeo no Whats, um jantar virtual (no qual cada um prepara um prato especial para comer enquanto conversa com os outros) e uma conversa animada para relembrar momentos divertidos e emocionantes são algumas atividades que podem fazer parte da programação.

  • PRESENTE PERSONALIZADO

Que tal testar suas habilidades artísticas e fazer um presente todo personalizado para seu amigo? Nem todo mundo é habilidoso, mas nada que um tutorial do YouTube ou mesmo um presente comprado – mas escolhido com muito carinho – não resolva. Um livrinho com a história de vocês ou os momentos mais engraçados, uma ilustração, um jogo de tabuleiro, uma seleção de músicas para ele ouvir no Spotify ou até mesmo um cartão feito a mão são algumas ideias. Vale, também, ir para a cozinha e preparar um bolo, brigadeiro ou outra receita e caprichar na embalagem.

  • AMIGO-SECRETO

Não precisa nem ter presente! Já pensou em fazer a brincadeira de amigo-secreto totalmente de forma on-line? Vocês retiram os nomes, com auxílio de um sorteador virtual, e depois revelam por meio de uma chamada de vídeo. Neste caso, o principal não é o presente, mas a revelação, com direito a muitos detalhes e pistas sobre quem é seu amigo oculto.

  • TELE-ENTREGA

Você não precisa nem perguntar para saber qual o sabor de hambúrguer ou o doce preferido do seu melhor amigo, né?! Então, que tal encomendar um lanche surpresa e mandar entregar na casa dele? É possível mandar um bilhete junto, com dedicatória, ou deixar ele na curiosidade para ver se adivinha quem o presenteou com algo tão delicioso.

  • DISCAR POR E-MAIL

Se vocês se falam todo dia – e várias vezes por dia! – pelo WhatApp, Instagram e Facebook, uma ideia para se diferenciar e marcar o Dia do Amigo pode ser um e-mail. Você pode montar uma lista de coisas que leu, assistiu, ouviu, fez, comeu, gostou (e por aí vai…) e compartilhar com seu melhor amigo, como dicas. Além disso, dá para sugerir uma programação para depois da pandemia, como um passeio, uma festa ou mesmo aquele ‘dormidão’ na casa dos amigos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome