Hoje, nossa edição especial com conteúdos escolares destaca a Geografia: assunto que, embora a gente não perceba, faz parte da vida diária. Afinal, o dia e a noite, o lugar onde estamos e a hora marcada no relógio têm tudo a ver com Geografia. Quer ver?

Planetas do Sistema Solar

– Mercúrio

– Vênus

– Terra

– Marte

– Júpiter

– Saturno

– Urano

– Netuno

Em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixou Plutão, que até então era considerado o nono planeta do Sistema Solar, à categoria de planeta-anão. Além dele, integram essa categoria os planetas Ceres, Haumea, Makemake e Éris.

Planeta Terra

É formado por 5 continentes: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Eles são banhados por 5 oceanos: Antártico, Ártico, Atlântico, Pacífico e Índico.

A Ásia é o maior continente do mundo em população e extensão. A área total é de 43.810.582 km² e a população atual está estimada em 4,5 bilhões de habitantes, distribuídos em 50 países.

Brasil

Localizado na América e banhado pelo Oceano Atlântico, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal. Em área territorial, o país é o 5º maior do mundo e ocupa 8.510.820,623 km² de extensão. O Brasil é formado 5.570 municípios, divididos em cinco regiões.

Regiões do Brasil: norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.

Curiosidades

– Segundo estimativa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país conta com 210.147.125 habitantes. O estado mais populoso é São Paulo, com 45.919.049 pessoas.

– O estado que ocupa a maior área é o Amazonas, localizado na região Norte, com uma área de 1.559.168.117 km², constituindo-se a 9ª maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia juntas.

– Já o Rio Grande do Sul é dividido em 497 municípios e sua área total é de 281.707,151 km², o que equivale a 3,3% da superfície do Brasil, sendo pouco maior que o Equador.

– A população estimada do estado do RS é de 11.377.239 habitantes.

– Venâncio Aires fica na região central do Rio Grande do Sul, que, por sua vez, faz parte da região Sul do Brasil.

Fuso horário

Ao todo, existem 24 fusos horários no mundo, com diferença de uma hora entre cada um. Eles foram criados para uniformizar o sistema de horas entre os países. Somente no Brasil, são 4 fusos horários diferentes – por isso, quando é necessário padronizar o horário em todo o país, no caso das eleições ou do início da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), por exemplo, sempre se usa como referência o “Horário de Brasília”.

O fuso horário é definido pelo Meridiano de Greenwich. Ele é um traço imaginário que passa sobre a região de Greenwich, em Londres, na Inglaterra. Esse meridiano atravessa o globo terrestre e o divide em Oriente e Ocidente. Os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) têm as horas adiantadas (+). Já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).

Ano bissexto

Acontece a cada quatro anos e tem duração de 366 dias, um dia a mais do que nos demais anos, quando são 365 dias. Esse dia “a mais” ocorre porque o tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol (translação) é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.

Se liga:

2020 é um ano bissexto. Por isso, neste ano tivemos o dia 29 de fevereiro.

– O ano bissexto é sempre múltiplo de 4 (quando dividido por 4, dá um número redondo).

Exemplo: 2020 20 ÷ 4 = 5 (É bissexto)

2027 27÷ 4 = 6,75 (Não é bissexto)

– Quando o ano termina em 00, para saber se é bissexto, deve-se dividir por 400.

2000 ÷ 400 = 5 (ano bissexto)

2100 ÷ 400 = 5,25 (não será ano bissexto)

Por essa regra, o próximo ano terminado em 00 que será bissexto é 2400.

Rotação x translação

• Rotação: É o movimento realizado pelo planeta Terra em torno do próprio eixo no sentido de Oeste para Leste. O templo que o planeta leva para fazer esse “giro” é de 24 horas.

Se liga: É o movimento de rotação da Terra que faz com que dia e noite se alternem. Se ela ficasse parada, haveria apenas dia em um lado do planeta e apenas noite no outro lado. Já pensou?

• Translação: É o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse “giro” leva 365 dias e algumas horas. Ou seja: um ano.

Se liga: O movimento de translação é o responsável direto pela existência das estações do ano, conforme o posicionamento da Terra com relação ao Sol.

Curiosidades

– Solstícios de verão: períodos em que os dias são maiores que as noites

– Solstícios de inverno: períodos em que as noites são maiores que os dias

Equinócios de primavera e outono: quando eles possuem a mesma duração

Localize-se no espaço geográfico

Para identificar os pontos cardeais, estique o braço direito para a direção em que o Sol nasce: este é o ponto Leste. Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção – o Oeste. O Norte está à sua frente e o Sul atrás de você. Confira um exemplo de Venâncio, tendo como ponto de referência a Igreja São Sebastião Mártir.

AGORA, É HORA DO DESAFIO

PARTE I

1. Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul fazem parte de qual região?

a) Norte

b) Centro-oeste

c) Sudeste

2. Qual é o estado mais populoso do Brasil e em qual região ele se localiza?

a) AM – Norte

b) BA – Nordeste

c) SP – Sudeste

3. Qual oceano banha o Brasil?

a) Atlântico
b) Pacífico

c) Índico

4. Em quantos estados o Brasil está dividido?

a) 25 + o Distrito Federal

b) 26 + o Distrito Federal

c) 27 + o Distrito Federal

PARTE II

5. Em qual continente o Brasil está localizado?

6. O Brasil tem quantos fusos horários?

7. Qual será o próximo ano bissexto?

PARTE III

8. _____ é o período de rotação da Terra e ____ é o tempo de translação.

9. ____ deixou de ser planeta em 2006 e foi rebaixado à categoria de planeta-anão.

10. Ao todos são ____ planetas no sistema solar.

RESPOSTAS:

PARTE I: 1 (b) – 2 (c) – 3 (a) – 4 (b)

PARTE II: 5 (América) – 6 (4 fusos) – 7 (2024)

PARTE IlI: 8 (Um dia/365 dias ou um ano) – 9 (Plutão) – 10 (8 planetas)

Silvania de Carvalho

SUPORTE TÉCNICO

O material foi elaborado com apoio da professora de Geografia Silvania de Carvalho, que atua na rede municipal de ensino de Venâncio Aires.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome