Eu amo açaí e você?

-

Se antes era um item tipicamente de praia, nos últimos meses, o açaí conquistou o paladar de muita gente, com a facilidade de consumir o produto em estabelecimentos de Venâncio Aires ou comprar por delivery.

Além de ser delicioso, o açaí também é um aliado da saúde: tem vitaminas C, E e do complexo B, além de conter muitos minerais, como ferro, cálcio, magnésio e potássio. Segundo a nutricionista Jaqueline Schneider Penteado, a fruta traz benefícios, pois possui polifenóis que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e danos à pele. Esta superfruta também é fonte de gorduras boas, o que contribui para controlar o colesterol, e é uma fonte de fibras, melhorando o funcionamento intestinal.

De acordo com Jaqueline, o açaí também é extremamente rico em compostos fenólicos, que têm atividade antioxidante e anti-inflamatória. Entre esses compostos prevalecem as antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta. “Pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares e aumento da longevidade”,

CALORIAS

A nutricionista explica que, antes de ser processado, o fruto de açaí possui cerca de 65 calorias a cada 100 gramas. Quando ele é transformado em polpa, seu teor calórico pode até triplicar devido ao xarope de guaraná e banana, que geralmente é acrescentado para sua comercialização.

Portanto, na forma natural, o açaí não causa tanto impacto no peso e na saúde, já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta. “Já o açaí batido na tigela, sua forma mais popular, deve ser consumido com moderação, pois na maioria das vezes possui ingredientes como açúcar, xarope de guaraná ou xarope de milho”, observa Jaqueline.

Origem da Fruta

O açaí é o fruto do açaizeiro, uma palmeira nativa da Amazônia brasileira. A produção de seus frutos é em cachos e ele é globuloso. Não é possível consumir o açaí in natura – ele precisa ser processado para que seus benefícios possam ser usufruídos. Para extrair a polpa, ela é macerada com água, quando é produzida uma bebida roxa, espessa e com uma textura cremosa, sabor característico e aspecto oleoso.

Nutricionista Jaqueline Schneider Penteado
Nutricionista Jaqueline Schneider Penteado (Foto: Arquivo pessoal)

“O açaí natural é rico em fibras e pode ser consumido com mais frequência. Porém, com complementos e ingredientes que possuem açúcar, o açaí deve ser consumido com mais moderação.”
Jaqueline Schneider Penteado
Nutricionista

Lanche da tarde preferido dos primos Marcelo e Milena

Marcelo Vinícius de Oliveira, 17 anos, e Milena Luiza de Moraes, 15 anos, adoram comer açaí. Os primos que moram no mesmo prédio costumam se juntar, pelo menos uma vez na semana, para fazer o pedido. Normalmente, pegam copo ou barca da fruta, com complementos doces.

Marcelo conta que já tinha experimentado açaí puro com os amigos há alguns anos, mas não havia gostado. Há alguns meses, provou novamente com os complementos e adorou. “Era um açaí comprado congelado, daí não curti. Agora eu adoro, principalmente pelos chocolates que coloco junto”, conta o adolescente que costuma escolher açaí com Nutella e Stikadinho.

Já Milena, não havia provado açaí antes. Experimentou há alguns meses e gostou. Agora, sempre que pode, pede um. Inclusive, ela prefere açaí a sorvete. “Tô viciada em açaí, é muito bom e gosto de pedir com leite condensado, morango e chocolate branco”, cita.

Os primos comentam que ainda não experimentaram fazer em casa, mas já ouviram que a fruta traz benefícios e também deve ser consumida sem os doces. “Já vi que açaí pode ser rico em vitaminas e aumenta a energia”, diz a menina.

Marcelo e Milena se reúnem para pedir e comer açaí nas tardes quentes
Marcelo e Milena se reúnem para pedir e comer açaí nas tardes quentes (Foto: Eduarda Wenzel/ Folha do Mate)

DICA DA NUTRI

A nutricionista Jaqueline Schneider Penteado recomenda comprar a polpa pura congelada e acrescentar em sucos. Se preferir consumir na tigela, o ideal para a saúde é adoçar com mel e acrescentar frutas e fibras (aveia, chia, linhaça e outras.)

  • Receita de smoothie de banana e açaí
    Ingredientes:
    100 gramas de polpa de açaí
    1 unidade de banana nanica madura
    100 ml de água gelada
    Gelo a gosto
    Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura cremosa e homogênea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes