Expectativa x realidade: terceirões 2020

-

Curtir o último ano do Ensino Médio, fazer dias temáticos e comemorar o término da escola com uma festa são sonhos de muitos adolescentes. Era assim que a maioria das turmas de terceiros anos do Ensino Médio se preparava para 2020. Contudo, assim como mais eventos, a sonhada formatura também teve que ser cancelada e os planos mudaram, por conta da pandemia do coronavírus.

Ana Carolina Henckes, 18 anos, é estudante do último ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ) e conta que, desde o ano passado, as turmas se organizavam para a formatura. Em outubro de 2019, formaram uma comissão para organizar a festa e começaram a juntar dinheiro. No início do ano, orçaram local, decoração, DJ, comida e outros itens para a festa que aconteceria no dia 18, na Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova).

O dinheiro levantado pela turma estava com a comissão, mas a decoração e o fotógrafo já haviam sido parcialmente pagos. O serviço do fotógrafo foi utilizado para fazer fotos externas, no mês passado, mas a decoração foi cancelada. “A pessoa que faria a decoração devolveu uma parte do valor, mas não conseguimos reembolso do total”, esclarece Ana. O restante do dinheiro guardado está sendo devolvido para os alunos.

Ana aguardava ansiosa pela formatura, que foi cancelada por conta da pandemia
Ana aguardava ansiosa pela formatura, que foi cancelada por conta da pandemia (Foto: Eduarda Wenzel)

INESPERADO

A estudante do ‘terceirão’ estava ansiosa pelo último ano na escola e queria aproveitar cada dia com os colegas. A turma já havia feito um calendário com datas comemorativas: teria o dia do rock, das profissões, Halloween e outros para os estudantes se divertirem. No entanto, pôde curtir apenas o dia de Carnaval que fizeram. “Estudei sempre no CAJ e queria curtir o último ano, passar ele com meus colegas, mas foi o ano que menos vi eles”, observa Ana.

A adolescente lamenta também que nem janta ou celebração de igreja ela e os colegas poderão fazer. “Pensamos em fazer uma janta, mas, pelo jeito, nem isso poderemos. Quando terminarem as aulas, em janeiro, não teremos nenhuma comemoração. Apenas as fotos guardadas”, comenta.

FUTURO

Ana pretende cursar Letras e, para isso, se prepara para o vestibular. Ela considera que, com as aulas virtuais, o aprendizado foi dificultado, pois na sala de aula os professores focavam mais no vestibular e auxiliavam os alunos. “Estudo todo dia para o vestibular, mas com aulas on-line tenho muito mais trabalhos da escola do que presencialmente e isso afeta os estudos extras”, explica.

“A formatura é a celebração de um ciclo. Eu queria muito ter esse momento com meus colegas, mas infelizmente tivemos que cancelar.”
Ana Carolina Henckes – Estudante

Turmas do 3º ano do Ensino Médio do CAJ, do turno da manhã, fizeram fotos para guardar de recordação
Turmas do 3º ano do Ensino Médio do CAJ, do turno da manhã, fizeram fotos para guardar de recordação (Foto: Airton Saussen Fotografia/ Divulgação)

Formatura pelo YouTube

A turma de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida também teve que cancelar os planos para a comemoração. Os alunos não teriam festa, mas iriam viajar para uma praia de Santa Catarina. O passeio também teve que ser cancelado em função do coronavírus.

Conforme Ana Luísa Guerreiro Lima, 17 anos, a turma já se preparava para isso desde o ano passado, mas, quando começou a pandemia, teve que tomar a decisão de encerrar os planos. “Já tinham acontecido reuniões, estava tudo pronto, mas a turma teve que cancelar”, comenta a jovem, que já tinha optado por não ir na viagem.

Ana Luísa lembra que, no início do ano letivo, em fevereiro, a turma montou um calendário com as atividades que faria ao longo do ano, com dia do contra, dia do pijama e outros. Porém, os estudantes só conseguiram fazer a comemoração de Carnaval e o dia dos times. “No primeiro dia de aula, todos os colegas chegaram juntos, foi feito ‘viradão’ e tudo. Tínhamos expectativas de um bom ano”, conta.

Mesmo com as restrições e sem comemoração, a aluna afirma que a turma conseguiu aproveitar o ano e registrou o encerramento do Ensino Médio com fotos. “Todos queriam celebrar a formatura de alguma forma, mas nesse tempo todo conseguimos aproveitar ao máximo, dentro do possível.”

Para não passar a data em branco, direção e professores do colégio farão uma transmissão pelo YouTube, dia 19, às 19h, como forma de marcar a formatura. “Estamos preparando esse momento com muito carinho, para deixar registrada a formatura de alguma forma. Pelo YouTube, todos poderão assistir de casa e ter esse momento sempre guardado para olhar novamente quando quiserem”, observa a diretora do Bom Jesus, Inês Schwertner.

RETOMADA DAS AULAS

Em outubro, a escola voltou com as aulas presenciais. Metade dos alunos vai para a escola e outra metade assiste às aulas on-line. Na semana seguinte, os grupos se revezam. Contudo, como a turma de terceirão tem apenas nove alunos, todos conseguem ir para a escola. “Tivemos uma rápida adaptação das aulas on-line, em questões de poucos dias a escola conseguiu voltar a passar conteúdos, mas ter o contato com os colegas novamente e estar na escola é muito bom”, analisa Ana Luísa.

A estudante do Colégio Bom Jesus, Ana Luísa queria ter aproveitado mais o ano junto dos colegas e professores
A estudante do Colégio Bom Jesus, Ana Luísa queria ter aproveitado mais o ano junto dos colegas e professores (Foto: Eduarda Wenzel)

“Queríamos uma comemoração todos juntos, porque é um momento importante, mas tendo uma celebração on-line já é algo bom, pois muitos não terão nem isso.”
Ana Luísa Guerreiro Lima – Estudante

Panorama das formaturas de Ensino Médio em Venâncio:

  • Colégio Bom Jesus: solenidade transmitida pelo YouTube, dia 19 de dezembro, às 19h
  • Colégio Gaspar: previsão de ocorrer em 8 de janeiro, mas condicionada à situação do coronavírus e medidas de distanciamento social
  • Escola Adelina Isabela Konzen: entrega individual de certificado para os alunos na escola. Data será marcada com cada aluno
  • Escola Cônego Albino Juchem: indefinido
  • Escola Mariante: indefinido
  • Escola Monte das Tabocas: indefinido
  • Escola Sebastião Jubal Junqueira: indefinido
  • Escola Wolfram Metzler: indefinido
  • IFSul: prevista para junho de 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes