Gramado é um dos principais destinos turísticos do Brasil. (Foto: Divulgação)
Gramado é um dos principais destinos turísticos do Brasil. (Foto: Divulgação)

Gramado é um dos destinos turísticos mais visitados em todo o Brasil. As casas em estilo europeu, as paisagens e os espaços públicos atraem pessoas de vários lugares do mundo. Inclusive, é ponto de encontro de artistas e celebridades, que frequentam a cidade, durante o tradicional Festival de Cinema de Gramado, promovido em setembro.

O município, que está a 103 quilômetros da capital dos gaúchos, pela rota romântica (BR 116), já encanta durante o trajeto. Não é por acaso que a Cidade das Hortênsias está no roteiro dos turistas, principalmente daqueles que procuram belezas naturais, alta gastronomia e saborosos chocolates artesanais.

O turismo movimenta a economia do município, por isso, a cada ano, são criados novos pontos para visitação, além dos roteiros tradicionais. São tantos espaços para conhecer que em apenas uma visita não dá para conhecer nem a metade das opções. É por isso, que a cidade está movimentada o ano inteiro.

Então, para quem gosta de fugir do óbvio e desbravar novos lugares, veja abaixo quais são os cinco pontos turísticos inusitados que você não pode deixar de visitar em Gramado.

As sugestões abrangem gastronomia, artesanato, passeios históricos e paisagens exuberantes. Já, para quem gosta de adrenalina, há também uma opção que vai fazer você perder o fôlego. A dica vale para qualquer temporada, já que, a cidade é atrativa em todas as estações.

1- Le Jardin Parque de Lavandas

Parque das Lavandas
Le Jardin Parque de Lavandas

Cada vez mais popular, o Le Jardin Parque de Lavandas tem uma área de ar livre, que desperta a atenção dos visitantes. O lugar conta com uma vasta plantação de espécies de lavandas e oferece ao público a divulgação das propriedades e benefícios da planta. No local, os turistas também vão encontrar uma cafeteria para apreciar um saboroso chá com strudel, e também, uma lojinha com vários produtos feitos com lavanda.

É um lugar para contemplação, para respirar ar puro e ver belas paisagens. As lavandas costumam florir de outubro a dezembro, mas nos outros períodos do ano há outras plantas para admirar. A entrada é gratuita.

2- Cristais de Gramado

Parque das Lavandas
Cristais de Gramado

Para aqueles que curtem o trabalho artesanal, não podem deixar de visitar a fábrica Cristais de Gramado. A loja é uma referência na fabricação de cristais artísticos em todo o Brasil. Lá, os visitantes podem fazer uma viagem pela história e mistérios da metamorfose do vidro e conhecer a tradição das técnicas aplicadas a quase um milênio na ilha de Murano, em Veneza (Itália).

Por meio de métodos manuais, como o sopro e os movimentos, os mestres vidreiros criam peças com detalhes únicos e surpreendentes.

Ao circular pela loja e fábrica, o visitante tem a oportunidade de observar de perto o processo de elaboração do vidro, e conferir o trabalho dos artesãos, moldando sofisticadas peças de decoração, miniaturas e lapidação.

3- Princesinha Tour – O quatrilho

Tour O Quatrilho
Tour O Quatrilho

Em meio a vales e riachos nas localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas do livro e filme “O Quatrilho”, o turista é convidado a conhecer a história das famílias que colonizaram estas terras. O cultivo de frutas e a produção de vinho, um moinho colonial, o cenário encantador de um mirante, a natureza e a mesa farta transformam o passeio ‘Princesinha Tour O quatrilho’ em um momento inesquecível.

4- Tour Raízes Coloniais

Tour Raízes Coloniais
Tour Raízes Coloniais

O Tour Raízes Coloniais é um passeio para todas as idades. Um verdadeiro retorno às origens da colonização italiana no município de Gramado. Seguindo pelas localidades de Linha Nova e Linha Bonita o visitante pode conhecer a herança cultural dos imigrantes, passada de geração a geração até os dias atuais. A arquitetura típica, a hospitalidade e uma deliciosa degustação de produtos coloniais fazem deste tour um passeio inesquecível.

5- Turismo de Aventura

Pilotar 4X4
Pilotar 4X4

Para quem está procurando adrenalina, já pode se preparar. Já pensou em pilotar um 4X4 em lugares inusitados de tirar o fôlego. Para essa experiência radical, o veículo foi adaptado para enfrentar condições adversas e garantir a dose certa de adrenalina com segurança. O percurso é feito em 1h30min e passa por uma floresta que irá surpreendê-lo a todo o momento, com pontes, riachos, padras, ladeiras estreitas, subidas íngremes e uma série de obstáculos que resultam em muita lama, diversão e fotos, é claro! Você será o piloto, mas contará com o auxílio de um instrutor, que irá orientá-lo em como proceder em cada trecho. Para pilotar o 4×4 você precisa ter sua CNH em dia. O passeio é realizado em anexo ao Hotel Fazenda Pampas, na Av. Dom Luiz Guanella, 1.561 (Estrada Gramado – Canela).

6- Pizzarias temáticas

Porto cara de Mau Gramdo
Porto cara de Mau Gramado

É óbvio que a gastronomia não ia ficar de fora da lista, não é mesmo? Grande parte das pessoas que visitam a cidade das hortênsias quer degustar pratos bem elaborados, saborosos vinhos e os tradicionais chocolates artesanais de Gramado. As novidades que têm atraído os turistas, independentemente de idade, são as pizzarias temáticas. Os amantes de uma boa pizza vai adorar esta opção, pois vão poder se deliciar com o combo de ambiente temático e rodízio de pizzas. Os espaços contam com pequenos shows e muitas outras atrações. Entre as opções estão: a pizzaria Porto Cara de Mau, Kongo, Hector (inspirada no Harry Potter) e Toca da Bruxa.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome