Cinco maneiras de inserir o Kombucha no seu dia a dia

-

Cada vez mais pessoas têm retomado o hábito de preparar as próprias refeições, principalmente nos dias de hoje, em que a saúde é artigo de luxo. Com a pandemia e a necessidade de manter a imunidade do organismo em alta, o uso de ingredientes produzidos em casa para preparação dos alimentos, tem sido ainda mais valorizados no dia a dia.

Com foco nesta proposta saudável e natural, o Kombuca tem conquistado vários adeptos.

A nutricionista Daniele Reis explica que a base do kombucha é feita de algum chá proveniente da camélia sinensis, pode ser verde, branco ou preto, açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras.

“É um probiótico natural fermentado, isto é, tem seres vivos dentro dela que vão colonizar o organismo e fazer bem a ele. Os microorganismos da colônia interferem diretamente na saúde e que mudam todo o corpo. O intestino funciona melhor, a ‘bebida’ é anticancerígena (tratando-se de câncer de colo e intestino) e também diminui o colesterol ruim, o LDL”, explica a profissional.

Para obter os benefícios, o ideal é tomar de 100 ml a 300 ml por dia. Contudo, Daniele faz um alerta aos diabéticos. “Diabéticos têm de tomar um pouco de cuidado porque a base é açúcar. A medida que a bactéria se alimenta de açúcar, não há problema em tomar, mas não há um controle exato”, afirma.

Para deixar o dia mais nutritivo e saudável, a nutricionista Daniele Reis dá algumas dicas, para inserir o kombucha na alimentação diária.

“Chá de Kombuca também é indicado para quem sofre síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, inflamação intestinal e até infecção urinária.”

DANIELE REIS – Nutricionista

  1. No café da manhã, o Kombucha pode ser substituído por sucos, juntamente com um omelete ou ovos mexidos.
  2. Nos lanches, podemos usar em forma de smoothie, batendo a kombucha com uma fruta (maçã, pera ou morangos) adicionando hortelã, gelo e spirulina (alga rica em minerais).
  3. Em preparação de bolos, para lanches tanto de adultos como de crianças, especialmente para substituir o leite em casos de intolerâncias.
  4. Como opção de drinks sem adição de álcool, usando o kombucha do sabor que preferir, frutas vermelhas congeladas, hortelã para decorar e gelo.
  5. O Kombucha também é uma opção para veganos ou adeptos de petiscos. A ideia é preparar um queijo vegano fermentado com kombucha. Utilizando uma xícara de castanha de caju deixar de molho na Kombucha por 8 horas após liquidificar com suco de meio limão e temperos naturais (açafrão, orégano ervas finas, manjericão…). Neste caso, pode ser usada em sobremesas, para fazer requeijão, ricota, pães e vitaminas.

Receita da nutri

Bolo de Kombucha

Ingredientes:

  • 1 xícara de kombucha
  • 3 ovos
  • 1 colhere (sopa) de manteiga
  • ½ xícara de açúcar demerara
  • 2 xícaras de farinha de amêndoas (ou de aveia)
  • 1 colher (chá) de mix especiarias (canela, cravo e gengibre em pó)
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em um liquidificador. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.

Leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos.

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes