Viagem de trem é uma das formas mais comuns de locomoção em território europeu. (Foto: Ana Flávia Hantt/Divulgação)
Viagem de trem é uma das formas mais comuns de locomoção em território europeu. (Foto: Ana Flávia Hantt/Divulgação)

PÉ NA ESTRADA

Por: Ana Flávia Hantt*

Quem acompanha a seção ‘Pé na Estrada’, sabe que, devido à pandemia, foi necessário interromper planos de viagem pela Europa e retornar ao Brasil. Desde março, portanto, uma das principais tarefas tem sido a solicitação de reembolsos para companhias de trem, ônibus e aviação. Um dos processos mais longos ocorreu com a Eurostar, empresa ferroviária com itinerários por boa parte do território europeu. Foram três meses para receber um código, o qual dá direito a resgatar em uma próxima viagem os 69 euros investidos em uma passagem entre Bruxelas e Londres.

O que chama atenção, porém, foi a mensagem enviada pela companhia: “Por favor, aceite nossas desculpas pelo tempo que levou para que a senhora tivesse o seu voucher eletrônico. Nós sentimos muito pela demora, ela é inaceitável. Quando a senhora nos solicitou o código de reembolso, nós estávamos confiantes que o teria em poucas semanas. Mas nós temos que nos render – nós subestimamos completamente o tamanho da nossa tarefa. E apesar de nossa equipe ser incansável, nosso sistema não estava preparado para lidar com as milhares de requisições. Dizendo em poucas palavras, nós estávamos sobrecarregados.”

O código fornecido pela empresa Eurostar tem validade de um ano para a compra da nova passagem de trem, para viagens até o fim de 2021. A dúvida que fica agora é: fronteiras estarão abertas até lá? Pelo bem do turismo, esperamos que sim.

*[email protected]

Machu Picchu

Enquanto isso, a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, anunciou reabertura para julho, com permissão para apenas 675 visitantes por dia. O uso de máscaras será obrigatório e cada guia conduzirá grupos com apenas sete pessoas, em rotas alternadas pelas antigas edificações. Antes da pandemia, o local recebia de três a cinco mil turistas por dia.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome