Substituição de temperos pelo sal pode reduzir o sódio da alimentação

-

O sal é um dos ingredientes mais utilizados no preparo dos alimentos. Contudo, o consumo excessivo do sódio pode trazer problemas de saúde a longo prazo. A maioria das pessoas adiciona uma quantia acima do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que orienta o consumo de cinco gramas ao dia. No entanto, há várias opções para aqueles que desejam mudar o hábito, inclusive, a substituição do sal por temperos e especiarias, que também trazem sabor e aroma aos alimentos.

De acordo com a nutricionista Franciéli Juliara Renz, os temperos devem ser introduzidos aos poucos na alimentação para adaptar o paladar. Alho, cebola, salsinha e cebolinha são algumas das opções, que geralmente as pessoas têm em casa e podem ser usados no preparo de diferentes alimentos, como, massas, carnes, arroz e demais cardápios. Ela acrescenta que as especiarias frescas ou desidratadas também podem ser inseridas na alimentação do dia a dia, como alecrim, orégano, açafrão e chimichurri.

“É preciso ter cuidado com a quantidade. A páprica, por exemplo, tem um sabor mais acentuado. Já o orégano e alecrim podem ser adicionados em quantidade maior. Tudo vai depender das preferências e do paladar de cada um”, explica. “O açafrão deve ser colocado no fim do preparo dos alimentos, para evitar a perda de suas propriedades”, acrescenta.

A nutricionista indica que, no primeiro momento, os temperos devem ser usados isolados para que as pessoas possam sentir a intensidade dos sabores. Assim que o paladar estiver mais acostumado, ela indica fazer um mix de temperos. “Os temperos industrializados devem ser evitados. Opte pelos frescos e os secos”, orienta Franciéli, salientando que os temperos frescos podem ser picados e congelados para serem conservados por mais tempo.

Doenças

Segundo a profissional, o consumo excessivo do sal pode trazer problemas cardíacos e de hipertensão a longo prazo, por isso, é importante mudar os hábitos da alimentação de forma gradativa. Franciéli acrescenta que os problemas de hipertensão não atingem somente adultos, mas também podem ocorrer em crianças e jovens. “A hipertensão é mais comum nas crianças obesas. Já entre os jovens, pode se manifestar nos ‘falsos magros’, que não possuem excesso de peso, mas que não mantêm hábitos saudáveis, como alimentação e exercícios físicos”, explica.

“Os temperos industrializados devem ser evitados. Opte pelos frescos e os secos.”

FRANCIÉLI JULIARA RENZ- Nutricionista

Indicações de temperos para os alimentos

  • Frango – páprica, alecrim, curry e mostarda
  • Carnes vermelhas – orégano, páprica, salsinha, alecrim, chimichurri
  • Peixes – limão, laranja e sálvia
  • Carne suína – sálvia, alho, limão, salsinha desidratada e pimenta do reino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes