Suculentas: uma inspiração na decoração de ambientes

-

Já faz um tempo que natureza tem um cantinho especial na decoração dos ambientes. O fato de cultivar plantas em casa, seja no quintal ou em espaços mais compactos, se tornou uma tendência. Mas, entre as diferentes espécies de flores e folheagens, há uma planta que ganhou a preferência: as suculentas. Elas estão em alta pois, são fáceis de cultivar e se adaptam a qualquer ambiente. Além disso, possuem formatos diferentes, podendo apresentar vários tons, proporcionando mais cor aos ambientes internos. “Elas se encaixam na decoração de todos os cômodos da casa, como quartos, banheiros, salas e cozinhas. São muito versáteis e trazem vida aos espaços, podendo variar na tonalidade de verdes e outros tons como as que florescem, em marsala.”, destaca a arquiteta e urbanista Cláudia Silberschlag.

Segundo a profissional, as suculentas necessitam de sol pleno e se adaptam em locais com maior luminosidade. Por isso, é comum, encontrá-las dispostas próximo a janelas, para que fiquem em contato com a luz natural.

LEIA MAIS: Plantas no quarto: decoração e auxílio para a qualidade do sono

Na decoração dos ambientes, as plantas podem ser usadas como centro de mesa, na decoração de prateleiras e, até mesmo, em peitoris de janela, plantadas em xícaras ou vasos pequenos. Uma outra tendência é investir nos terrários. “Fica muito interessante mesclar vasos e espécies, pois elas se adaptam bem umas às outras, formando os chamados terrários, o resultado fica surpreendente”, indica. A arquiteta acrescenta que, para quem deseja deixar os ambientes mais descolados, a dica é cultivá-las em vasos em concreto aparente, que contrastam com o verde da planta.

Algumas das suculentas, como a rabo de burro, chegam a ter um metro de comprimento e possuem flores rosas nas pontas de suas hastes. Estas espécies crescem de forma pendente. “Neste caso, fica interessante utilizar vasos de paredes, suspensos no teto ou em prateleiras”, orienta.

LEIA MAIS: Um recanto de suculentas em Linha 17 de Junho

Curiosidade

  1. As plantas suculentas são um tipo de planta que retém muito líquido, por isso o nome suculenta. 2- São típicas do continente africano, mas podem ser facilmente encontradas também aqui no Brasil.
  2. Existem mais de 12 mil espécies de suculentas espalhadas pelo mundo, variando o tamanho de dois centímetros, como a Planta-pedra, até plantas com um metro e meio de altura, como o Aloé-arbóreo.
  3. A planta de jade é a mais conhecida. Suas folhas são verdes e brilhantes, a suculenta gosta de pouca água e de bastante claridade.
  4. Para plantar, basta pegar uma folhinha da espécie desejada e colocar ela ‘espetada’ na terra. Porém, não a enterre, desta forma ela irá brotar e com o tempo vai se multiplicar.

Decoração com suculentas:

Terrário

Vasos de xícara

Centro de mesa

Decoração pendente

Vaso de concreto

 

LEIA MAIS:

Pandemia e as adaptações nos ambientes e na decoração

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes