Entre as atividades durante a visita pastoral, Dom Aloísio vai crismar 228 adolescentes, jovens e adultos. (Foto - Edemar Etges/ArquivoFM)

Entre a manhã desta sexta-feira, 8, e a noite do domingo, 10, a Paróquia São Sebastião Mártir (PSSM) receberá a visita pastoral do bispo diocesano, Dom Aloísio Alberto Dilli. Ele confirmará a fé de 228 crismandos de 21 comunidades. Além disso, cumprirá uma intensa programação junto à comunidade católica de Venâncio Aires.

Ao falar da expectativa da visita de Dom Aloísio, o padre Rodrigo Hillesheim salienta que segundo o Direito da Igreja, entre as funções de um bispo estão a de ser mestre da doutrina, sacerdote do culto sagrado e ministro do governo. “Por ser sucessor dos apóstolos, ele vem confirmar a fé da Igreja”, destaca.

A visita de Dom Aloísio, continua o pároco, significará diálogo, reflexão e atenção com a sociedade e com as lideranças da Igreja. Na coletiva de imprensa, o bispo irá abordar questões relativas a nova forma de preparação do Batismo a partir de 2020, o Sínodo da Amazônia e os 60 anos da Diocese da Santa Cruz do Sul. A valorização e o cuidado com a vida estarão expressos na bênção do espaço da UTI Neonatal.

Com as lideranças das 31 comunidades, ele irá abordar sobre os temas do Batismo e da Eucaristia. Com os jovens estabelecerá um diálogo aberto e próximo. “Além disso, Dom Aloísio irá celebrar as missas de crisma, com 228 crismandos. Para os padres irá dar orientações à comunidade presbiteral e ainda, irá se encontrar com os funcionários e o novo e o atual Conselho Administrativo da paróquia”, refere.

“Dom Aloísio é um homem simples, humilde e sábio. E, logo quando assumiu o governo da Diocese de Santa Cruz do Sul, manifestou o desejo que o chamassem de irmão bispo”, resume o padre Rodrigo.


“O bispo ensina, governa e é líder máximo dentro de uma diocese.”

RODRIGO EDUARDO HILLESHEIM – Pároco


PROGRAMAÇÃO 

Sexta-feira – 8 de novembro

8h – Acolhida e coletiva de imprensa – Local: Sultel

10h – Conversa com os padres

11h – Almoço com funcionários

15h – Bênção UTI Neonatal

16h30min – Encontro com voluntários do João XXIII

19h30min – Encontro com catequistas da Eucaristia, Crisma, ministros e equipes de liturgia

Sábado – 9 de novembro – Crismas

7h45min – Oração com o bispo e comunidade presbiteral

8h30min – Encontro com catequistas do Batismo

11h30min – Almoço

15h – Encontro com jovens

18h – Missa de crismas dos bairros na Matriz – 74 crismandos

20h15min – Missa de crismas dos bairros na comunidade Nossa Senhora Rainha do bairro Coronel Brito – 27 crismandos

Domingo – 10 de novembro – Crismas

8h30min – Missa de crismas do interior na matriz – 51 crismandos

12h – Almoço com Conselho Administrativo Paroquial

19h – Missa de crismas na matriz – comunidade matriz e adultos – 76 crismandos

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome