Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã (Foto: Divulgação)

Nessa quarta-feira, 26, teve início o período da Quaresma. O momento foi marcado por missa realizada na Igreja da Matriz São Sebastião Mártir. Na mesma celebração ocorreu a abertura da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, e o lema ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’, inspirado na parábola do Bom Samaritano. Já na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, o culto ocorreu na terça-feira, 25.

Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, a igreja busca com esse tema estimular as pessoas a serem mais fraternas. “É para que a gente possa cuidar mais da vida humana e também da natureza. De toda a obra da Criação”, observa. Ainda de acordo com ele, a temática da campanha é trabalhada em grupos de oração e de famílias, que promovem encontros na capela da comunidade onde residem ou nas casas para rezar e preparar este momento.

Ainda conforme o pároco, a campanha é debatida de forma mais intensa no período da Quaresma, no entanto, ao longo de todo o ano, a igreja realiza projetos sociais e de formação tendo em vista o tema anual. “Esquematizamos o assunto nas celebrações e em encontros com grêmios estudantis e líderes de turmas de escolas de Venâncio Aires”, exemplifica. Ele ainda destaca que neste ano a Paróquia São Sebastião Mártir desenvolverá um projeto sobre valorização da vida e combate do suicídio.

O padre também salienta que as ações da campanha visam a conversão pessoal, comunitária e social e estimula as pessoas a refletirem sobre como estão cuidando das suas vidas e qual é o sentido dela. “Isso tudo é cuidado com a vida. Nós precisamos de um bom círculo de apoio, para que se possa valorizar a nossa vida e a vida dos outros”, pondera.

TEMPO DE PREPARAÇÃO

O padre Rodrigo explica que a Quaresma é um período de preparação para a Páscoa. Ele ressalta que a igreja tem três práticas que fazem parte da espiritualidade cristã para viver bem esse período: a oração, o jejum e a esmola (caridade). Segundo o pároco, a oração é o aprofundamento da vida de fé com Deus.

O jejum está relacionado ao fato de a pessoa privar-se de algo. Ele menciona que o jejum pode ser de alimento, de palavras, de gestos e até mesmo do uso de celular quando se está no convívio de pessoas. Já a esmola significa caridade, ajudar e fazer o bem ao próximo, que é a finalidade da fé cristã.

PARÓQUIA EVANGÉLICA 

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires realizou na terça-feira, 25, na igreja do Centro, o culto de Unção com Cinzas, que marca o início da Quaresma. Segundo a pastora Rosângela Beatriz Hünemeier Hessel, para este domingo, 1º de março, também está sendo preparada uma celebração especial.

“A Quaresma é um tempo de reavaliarmos nossas atitudes, valores e formas de viver. Também acreditamos que seja um momento oportuno para retomarmos valores cristãos perdidos, como o jejum, o silêncio, a oração e a solidariedade”, destaca. A pastora ainda informa que assim como no ano passado, o Sínodo Centro-Campanha-Sul, por meio do Concelho Sinodal de Diaconia vai iniciar a campanha ‘Sete Semanas Sem!’, na qual os membros da igreja devem abrir mão de algo que gosta muito para pensar solidariedade.

Desta forma, de acordo com Rosângela, no tempo da Quaresma de 2020, o foco estará em cada pessoa se abster ao máximo do uso do plástico e produtos com muitas embalagens de isopor. “Além dessa atitude em defesa da natureza e das futuras gerações, teremos um cuidado especial com a vida e saúde. Isso significa se abster do consumo de lanches rápidos, por exemplo. Ao final do período da Quaresma poderemos calcular o quanto economizamos”, observa.

A partir disso, serão recolhidas as ofertas dos membros da igreja. Do total arrecadado com as doações, 50% permanece na comunidade e ela destina o valor para alguma entidade. A outra metade, a partir de uma proposta do Sínodo, será doado para o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, especificamente para o setor de oncologia.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome