O Rio Grande do Sul conta com 444 cooperativas. São 2,97 milhões de associados e 64,6 mil empregados no sistema cooperar.
Com 25 anos de atuação, Unicred é uma das cooperativas com atuação em Venâncio Aires (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

O Rio Grande do Sul conta com 444 cooperativas. São 2,97 milhões de associados e 64,6 mil empregados no sistema cooperativo. Na microrregião de Venâncio Aires, que inclui os municípios de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, são 20 cooperativas, nas áreas de crédito, agricultura, saúde, educação e infraestrutura.

Entre elas, está a Cooperativa Certaja, que atua nos municípios de Passo do Sobrado e Vale Verde, com distribuição de energia, desde a década de 1970. Em Vale Verde, são 1.941 cooperados, enquanto que, em Passo do Sobrado, são 1.305 associados.

O vice-presidente da Certaja Energia, Ederson Pereira Madruga, destaca que, entre os diferenciais que o sistema cooperativo oferece, estão a possibilidade de os cooperados participarem das decisões, por meio das assembleias e reuniões nas comunidades, e terem contato permanente com a direção.

“Ter um atendimento diferenciado, que se preocupe com a qualidade e agilidade, é preponderante. A cooperativa tem preocupação com o desenvolvimento das comunidades através de investimentos na infraestrutura energética e de projetos sociais”, ressalta Madruga.

Ação social

Nos últimos meses, por conta da pandemia do novo coronavírus, o papel social das cooperativas ganhou ainda mais evidência. A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos dos Vales do Taquari e Rio Pardo e Região da Produção (Unicred VTRPP) distribuiu sete mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a hospitais cooperados, como o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires.

Além disso, linhas de crédito especiais, prorrogação nos prazos de pagamento e condições diferenciadas para associados estão entre as medidas adotadas, neste período de crise econômica, como forma de auxiliar os 5,6 mil cooperados.

Com 25 anos de atuação, a Unicred VTRPP atua em 101 municípios e tem nove unidades de negócio, incluindo uma em Venâncio Aires. O médico venâncio–airense Nilton Reis é o presidente da cooperativa.

Cooperativas que atuam na microrregião

Venâncio Aires
Crédito: Cresol, Unicred, Sicredi e Sicoob
Saúde: Unimed, Uniodonto
Educação: Coopeva
Agricultura: Cooprova, Dália e Languiru
Infraestrutura: Certel

Mato Leitão
Crédito: Sicredi
Agricultura: Dália e Languiru

Passo do Sobrado
Crédito: Sicredi
Agricultura: Coopasvale
Infraestrutura: Certaja

Vale Verde
Crédito: Sicredi
Agricultura: Dália
Infraestrutura: Certaja

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome