alexandro hertz venâncio aires
Alexandro percorreu o caminho tendo como guia a amiga Fernanda (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Contemplar as paisagens do interior vai muito além de, simplesmente, enxergar. É isso que confirma Alexandro Hertz, 38 anos. Ele, que é deficiente visual desde que nasceu, foi um dos 31 participantes da primeira edição do projeto ‘Venâncio a pé’, uma caminhada pelo interior de Venâncio Aires, realizada no domingo, 20. Ao todo, foram cerca de 18 quilômetros percorridos pelo grupo, no 3º e 5º distritos do município, entre as localidades de Linha Cachoeira, Cipó, Santos Filho, Silva Tavares e Isabel.

Alexandro contou com o auxílio da amiga Fernanda Ferreira, que atuou como guia e descreveu as paisagens para ele. “Foi uma experiência diferente, muito boa. O passeio foi muito tranquilo e a Fernanda foi descrevendo o caminho com riqueza de detalhes. Tudo o que os outros viram, eu consegui imaginar”, explica. “A Fernanda teve um grande trabalho, pois me guiou o caminho todo”, complementa.

Alexandro é acostumado a caminhar e, frequentemente, é visto pelas ruas centrais de Venâncio. No entanto, ele nunca tinha feito um percurso tão longo. “Já estou pronto para o próximo passeio. Tomara que mais pessoas participem.”

Fernanda Ferreira e Alexandro Hertz Venâncio Aires
Fernanda e Alexandro durante a trilha das cascatas na Figueira Centenária (Foto: Valquiria Julia Carlotto/Divulgação)

Para a guia de turismo Valquiria Julia Carlotto, 52 anos, que organizou a caminhada em parceria com a amiga Jaqueline Chaves, o exemplo de Alexandro serviu de inspiração para muitos participantes. “Fiquei surpresa e muito feliz quando ele me procurou querendo participar do passeio. Ele tem muita força de vontade e mostrou toda a capacidade dele. Além disso, motivou muita gente, especialmente quando foi participar da trilha pelas cascatas, na Figueira Centenária”, comenta.

A trilha, aliás, foi a ‘parte’ do passeio mais emocionante, na opinião, de Alexandro. “Gostei de tudo, mas, se tivesse quer escolher apenas um item, seria a trilha. Foi a maior aventura, um desafio, porque o caminho úmido deixou mais mais desafiador. Mas, quanto maior é o desafio, maior é a aventura, e eu adoro aventuras.”

“A CAMINHADA TRANSCORREU DE FORMA MUITO SATISFATÓRIA E TRANQUILA. PUDEMOS CONTEMPLAR LINDAS PAISAGENS E CONHECER MAIS O INTERIOR DE VENÂNCIO. VIMOS A SATISFAÇÃO DAS PESSOAS QUE PARTICIPARAM. TEVE UMA TROCA DE ENERGIA MUITO BOA E ISSO TORNOU OS 18 QUILÔMETROS MAIS FÁCEIS.”

VALQUIRIA JULIA CARLOTTO – Guia de turismo

Próxima edição do Venâncio a pé

O próximo passeio do ‘Venâncio a pé’ ocorre no dia 4 de outubro, com saída às 8h da Igreja Matriz São Sebastião Mártir. O grupo seguirá por Linha Olavo Bilac, em direção à Linha Arroio Grande, onde para para almoçar no Café Colonial Ledi Maggioni. No retorno, o trajeto passa pela Cachaçaria Pilz, onde haverá parada.

Ao todo, serão em torno de 23 quilômetros de caminhada. O investimento é de R$ 35, com almoço incluso. Interessados em participar podem contatar com Valquiria, pelo telefone,(51) 99655-4795, ou com Jaqueline, pelo (51) 99822-3794.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome