Registro feito em uma residência do bairro Aviação (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A terça-feira, 10, não foi nada agradável para moradores de alguns bairros de Venâncio Aires. A ‘surpresa’ surgiu ao abrir as torneiras e, ao invés de água limpa, o que veio dos canos parecia mais com café ou chocolate.

Água foi comparada a café (Foto: Reprodução/Facebook)

O problema foi constatado principalmente pela manhã. No bairro Aviação, por exemplo, uma aposentada de 69 anos se preparava para lavar roupa. “Sorte que não liguei a máquina. Tinha uma cortina branca para lavar. Isso nunca aconteceu, não com esse aspecto, igual uma garapa preta”, relatou. Conforme ela, no início da tarde, o problema ainda não estava completamente amenizado.

Um vizinho dessa senhora também criticou a situação. Isso que na casa dele tem caixa d’água e a ela continuou saindo limpa das torneiras. “Depois de faltar por um tempo, vem completamente suja, barrenta mesmo. Não sei exatamente o que aconteceu, mas se tinha uma obra longe, como apareceu tanta sujeira aqui no bairro Aviação?”

Moradora do bairro Gressler publicou fotos na sua rede social: “Chocolate saindo das torneiras” (Foto: Reprodução/Facebook)

EXPLICAÇÃO

Sobre o aspecto escuro da água, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que começou a abrir os registros às 6h, logo após a conclusão do trabalho na rede da rua Jacob Becker, próxima ao Colégio Oliveira Castilhos, realizada para aumentar a vazão até a parte alta da cidade.

A companhia disse que houve interferência em todo o sistema, por isso a água ‘suja’, ocasionada pelo material existente nas redes (como o manganês, incrustado em tubulações antigas). A Corsan relatou ainda que foram realizados expurgos durante o início da liberação da água.

Mas, para os moradores onde o problema segue, a orientação é informar a companhia para que uma equipe vá até a região atingida e abra pontos até a água sair limpa, sem causar prejuízo ou custo ao usuário.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome