Servidores, de forma voluntária, atuaram ao longo de todo este sábado, na distribuição de mantimentos (Foto: Vanessa Behling/ AI Prefeitura)

O sábado de instabilidade não desanimou os moradores de Vila Mariante e a mobilização de voluntários que lideraram um mutirão de apoio aos atingidos pela cheia do Rio Taquari.

Servidores da Prefeitura montaram uma espécie de QG junto ao posto de saúde da comunidade, onde ocorreu, ao longo do dia, a distribuição de alimentos e produtos de limpeza. Conforme a Defesa Civil de Venâncio Aires, em torno de 15 famílias ainda devem passar a noite deste sábado no ginásio de Linha Mangueirão, onde foram abrigadas em função da cheia do Rio Taquari, considerada a maior desde 1956.

No ginásio, durante a manhã foram servidos lanches e, ao meio-dia, um almoço. No turno da tarde foi feita a distribuição de roupas e calçados. Conforme a assessoria de Comunicação da Prefeitura, mais de 300 kits de alimentos, produtos de higiene e limpeza e mais de 100 colchões foram distribuídos. Além disso, moradores receberam cobertores, travesseiros e roupas de cama. 

A maior demanda é por colchões. Alimentos e material de limpeza e higiene seguem sendo necessários. Segundo a Prefeitura, as doações ainda podem ser entregues no posto de saúde de Mariante, neste domingo, 12.

“Conseguimos dar este suporte inicial para cerca de 90% dos atingidos. Esta corrente do bem que se formou no município foi crucial para o êxito deste trabalho, que só está começando”, disse o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Mateus Deitos Rosa, por meio da assessoria de imprensa.

Kits de alimentos foram distribuídos (Foto: Vanessa Behling/ AI Prefeitura)

Nível do rio

O morador de Linha Chafariz, Paulo Roberto de Paula, que realiza a medição do nível rio Taquari desde 2001, informou à Folha do Mate, no começo da noite deste sábado, 11, que a água desceu 80 centímetros de ontem para hoje e está em 8,12 metros, em Vila Mariante. O nível normal do rio, no 2º distrito de Venâncio Aires, é 1,60 m. 

Ajude

Programados para ocorrerem ao longo deste sábado, os roteiros de recolhimentos de doações de móveis foram adiados para o início da próxima semana. A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social realiza o cadastramento de endereços que tenham móveis e eletroeletrônicos para doar.

Para auxiliar, basta ligar para o número 51 99770-0718. Doações de outros mantimentos também podem ainda ser entregues no prédio da antiga Secretaria de Cultura, onde está ocorrendo a Campanha do Agasalho. 

Na próxima semana, anuncia a Prefeitura, maquinários e caminhões trabalharão no recolhimento de entulhos e melhorias nas estradas do 2º Distrito.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome