Schwertner machucado

“Foi uma coisa que me machucou bastante, mas é nas dificuldades que a gente consegue as maiores conquistas”. A manifestação é do ex-secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner (PSB), que teve o pedido de registro de candidatura a vereador indeferido pela Justiça Eleitoral. De acordo com despacho do promotor João Afonso da Silva Beltrame, Schwertner tem dois processos de rejeição de contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas com trânsito em julgado. Ele teria cometido irregularidades em processos de tomada de contas, em 1998 e 1999, quando era delegado federal da Delegacia Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul (DFA-RS), órgão do Ministério da Agricultura. Em 2014 as ações transitaram em julgado, o que o torna inelegível até o dia 11 de junho de 2022. O candidato recorre da decisão e se diz confiante de que seu nomes estará à disposição dos venâncio-airenses no dia 15 de novembro. “Tem gente que vai ser presa pela Polícia Federal e a Justiça deferiu a candidatura, não consigo entender isso”, comentou, sem citar nomes. Por fim, acrescentou: “Meu maior patrimônio não é o dinheiro, mas meu caráter e meu trabalho. As pessoas me conhecem”.

LIMONADA DO LIMÃO

Quem também deve precisar se justificar perante à Justiça Eleitoral para poder concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores é Alessandra Ludwig (PDT). Embora o pedido dela ainda esteja aguardando julgamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o promotor João Afonso da Silva Beltrame confirmou que sugeriu à Justiça que indefira a candidatura. O motivo: Alessandra não desincompatibilizou de função no Conselho Municipal de Proteção Animal três meses antes da eleição. “Tenho conhecimento da situação, sei que estão tentando impugnar, mas vou fazer deste limão uma limonada”, declarou ela. Advogado da candidata, Fernando Ferreira Heissler informou que “iremos ao TRE e, se preciso, ao TSE para garantir o direito dela de concorrer”.

MAIS SEIS CASOS DE COVID

Mais seis casos de coronavírus foram confirmados ontem em Venâncio. O total de pessaos atingidas pela doença é de 1.615, com 1.584 recuperadas. Três pacientes positivados seguem isolamento domiciliar e oito estão internados. Outros 49 cumprem isolamento e aguardam resultados de exames. Na UTI do HSSM, 13 dos 18 leitos estão ocupados, seis por pacientes com Covid. O setor de isolamento tem cinco pessoas, três delas positivadas. Há um venâncio-airense internado em Porto Alegre. Já foram registradas 20 mortes por coronavírus na Capital do Chimarrão.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome