Autora lançou seu primeiro livro em março e é um das idealizadora dos encontros online
Rosmeri lançou seu primeiro livro em março e é uma das idealizadora dos encontros on-line(Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Em tempos de pandemia, atividades culturais se reinventam e ocorrem de forma digital. Se aliar à tecnologia para dar seguimento às atividades também foi a alternativa encontrada pela ‘Sociedade dos Poetas Vivos’, grupo formado por escritores de Venâncio Aires. Em janeiro o grupo realizou um sarau cultural, na Livraria Castelo, em caráter presencial, tendo Po Tira como proponente do evento. Em fevereiro, em função do período de férias, o evento não aconteceu, assim como em março, devido ao isolamento social.

Nos últimos dias, escritores locais começaram a se organizar para retomar a realização de saraus, de forma virtual. A ideia foi das escritoras venâncio-airenses Rosmeri Menzel e Kadiny Hertzer. No dia 27 de maio elas realizaram, pelo Facebook, o primeiro encontro de forma on-line.

“A ideia inicial era um encontro pela plataforma do Messenger, mas ela é restrita a apenas quatro integrantes, simultaneamente, o que requer outras estratégias para envolver o grupo”, explica Rosmeri, ao avaliar que o primeiro encontro virtual foi um movimento positivo, em favor da literatura em Venâncio Aires.

Rosmeri acredita que num sarau há a possibilidade de oportunizar o acesso à literatura, de maneira simples e ao mesmo tempo, instigar a busca pelo conhecimento. “Não só para o escritor, mas para todos os que assistem, participam e interagem num sarau, compreender e visualizar os diferentes gostos, possibilidades e até gêneros de expressão e comunicação é importante. Estamos buscando novas alternativas e nos próximos dias estaremos divulgando a data da próxima edição.”

Rosmeri lançou, em março, o primeiro livro, ‘Descortinar’, com a Vírtua. Já a jovem Kadiny disponibilizou recentemente, em formato e-book, na plataforma Kindle, da Amazon, seu livro ‘Tudo o que eu escrevo na minha cabeça’.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome