A amplitude térmica ocorre principalmente no outono em função da troca do inverno para o verão (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)
A amplitude térmica ocorre principalmente no outono em função da troca do inverno para o verão (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)

As manhãs são geladas e as tardes quentes. Por quê? Conhecida por amplitude térmica, essas mudanças significativas de temperatura em um mesmo dia ocorrem, de acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) principalmente no outono.

A justificativa para os dias que iniciam com temperaturas abaixo dos 10°C e logo à tarde já passam da casa dos 20°C está atrelada à transição de sistemas atmosféricos do verão para o inverno. “Então é normal e típico da estação grandes amplitudes térmicas no outono”, acrescenta o Núcleo.

Nesta semana, a máxima pode chegar a 28°C na quarta-feira, 20. No dia seguinte está prevista chuva que vai fazer a temperatura despencar, podendo chegar na casa dos 5°C.

Temperatura

  • Quarta-feira: Mínima de 16°C e máxima de 28°C
  • Quinta-feira: Mínima de 17°C e máxima de 26°C
  • Sexta-feira: Mínima de 10°C e máxima 16°C
  • Sábado: Mínima de 10°C e máxima de 16°C
  • Domingo: Mínima de 9°C e máxima de 17°C

O departamento destaca que na Estação de Lajeado, por exemplo, já foi registrado 33°C em 2013 e 1.9°C em 2008.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome