Ficar em casa, seja trabalhando ou não, nos leva a novas rotinas, geralmente com menos movimentação. Conforme a educadora física do Espaço Viver Bem Unimed de Venâncio Aires, Patrícia Mariel Kroth, o corpo necessita de movimento, mesmo neste momento atípico para o mundo. “Ele exige uma nova percepção de todos nós. O fato de ficarmos só em casa mostra a necessidade de nos movimentar e temos que buscar novas estratégias para isso.”
Ela comenta que o home office está sendo utilizado por muitos profissionais, no entanto, às vezes, trabalhar em casa não oferece o mesmo conforto que a empresa. “Isso nos leva à má postura, gerando dores e tensões musculares”, observa. Para aliviar esses desconfortos, ela ressalta a necessidade de uma rotina de exercícios, que além de ajudar no funcionamento do organismo, também beneficiam a mente.
Patrícia lembra que existem diversos vídeos disponíveis na internet, com dicas e demonstrações que podem ser feitos em casa e abrangem desde crianças até idosos. “Os exercícios variam de simples, para iniciantes, aos mais complexos, para quem já tem resistência e é acostumado a treinar”, pontua.
Porém, ela ressalta a importância da aula on-line ser instruída por profissional. “Devemos ter cuidado na hora da escolha, pois uma orientação errada pode trazer graves problemas para a saúde de quem pratica”, orienta. Quem é sedentário e quer começar a se exercitar também precisa tomar alguns cuidados e ir devagar – não se pode querer passar de sedentário diretamente para um atleta. A profissional ainda destaca que também vale colocar uma música para dançar e se alongar. “Todo movimento é válido, o que não pode é ficar totalmente parado.”
SAIA DO SOFÁ
Patrícia é uma das professoras do Desafio Saia do Sofá Unimed. Voltado a todos os públicos, o desafio apresenta dicas de se exercitar em casa, durante a quarentena. Os primeiros exercícios são simples, e a cada dia são divulgadas novas atividades, aumentando um pouco a complexidade. Ao final dos 15 dias, há um treino que trabalha todos os grandes grupos musculares e estimula a parte cardiorrespiratória. O desafio está disponível na página @unimedvtrp, no Instagram, e no site da Unimed.
“A adaptação do corpo é gradual e individual. Cada um tem seu tempo para fazer do exercício um hábito, o importante é começar e se respeitar.”
PATRÍCIA MARIEL KROTH – Educadora física
Dicas para se movimentar
• Trocar o elevador pelas escadas
• Sentar e levantar dez vezes da cadeira ou do sofá
• Flexionar e estender os tornozelos quando sentado
• Subir e descer na ponta dos pés quando estiver lavando a louça
• Se alongar uma vez por dia
• Trocar o carro por caminhar ou andar de bicicleta