Por Eduarda Wenzel e Juliana Bencke
O mês de junho é marcado pela chegada do inverno. A estação das temperaturas baixas, que pede uma bebida quente, uma casaco de lã e cobertores mais grossos, começa oficialmente às 18h44min deste sábado, 20. Por conta de uma massa de ar quente e úmido que atua em parte do estado, o primeiro fim de semana de inverno será de grande amplitude térmica e temperaturas elevadas. Os termômetros podem marcar até 28 graus, à tarde, conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates).
A expectativa é de duas a três fortes ondas de frio entre julho e agosto. Apesar disso, segundo o NIH, a previsão é de que toda a estação tenha temperatura média fique acima da média climática, porque deverá ocorrer um espaçamento entre uma onda de frio e outra.
Saúde no inverno
É justamente estes períodos com baixas temperaturas que tornam o inverno mais favorável para gripes, resfriados e problemas respiratórios. Conforme o clínico geral Luiz Dalprá, isso ocorre porque quando o frio entra em contato com as vias aéreas, resseca e diminui a produção de muco e expõe a pessoa a um risco maior para os vírus se instalarem. “Essa entrada do frio bloqueia a defesa das vias aéreas e facilita a gripe”, explica. Ele ressalta que, no geral, os vírus gostam do frio. “Eles se mantêm vivos por mais tempo no frio e se multiplicam com mais facilidade.”
O médico comenta que os sintomas de resfriado e gripe são semelhantes: dor no corpo, coriza, tosse, boca seca e dor na garganta, mas a gripe potencializa os sintomas. Dalprá explica que, na maioria das vezes, o organismo elimina o vírus por conta ou apenas com ajuda de analgésico. Porém essas infecções virais, ‘abrem o caminho’ para bactérias e podem afetar as vias nasais e a orofaringe. “A gripe tem uma baixa capacidade de ameaçar a saúde, mas gera condições para que a imunidade fique ainda mais fraca e expõe a um maior risco.” O médico lembra que a alimentação natural e rotina de atividades físicas ajudam a manter a imunidade controlada.
Resfriado x gripe
Resfriado é quando tem dor na garganta, coriza, espirros, mal-estar e boca seca. Dura em média 4 dias. Gripe pode ter os mesmos sintomas, porém, também pode dar tosse, dor em todo corpo e febre. Dura cerca de 5 dias.