“Vamos manter protocolos de bandeira laranja”, garante prefeito de Venâncio Aires

-

Depois de três semanas consecutivas com a bandeira laranja, no modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, a região de Santa Cruz do Sul, da qual Venâncio Aires faz parte, foi classificada como vermelha (risco alto), no mapa preliminar, divulgado no fim da tarde de sexta-feira, 21.

No entanto, o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, garante que não haverá mudanças para estabelecimentos comerciais e indústrias. “O setor produtivo não vai pagar essa conta, inclusive, porque as empresas são grandes aliadas no combate ao coronavírus, com todos os protocolos necessários”, enfatiza. “O grande problema está nas aglomerações de fim de semana”, pontua.

De acordo com ele, neste sábado, haverá reuniões da equipe técnica e dos prefeitos do Vale do Rio Pardo, com o objetivo de analisar a situação e definir se a região irá recorrer da classificação. Por meio do modelo de cogestão, proposto pelo Estado, as regiões também podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior.

Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.

Segundo o prefeito de Venâncio Aires, mesmo que a região permaneça na bandeira vermelha, Venâncio Aires seguirá com os protocolos de bandeira laranja. “Estamos seguindo todos os protocolos e o município tem feito práticas diferenciadas, como testagem em massa, Centro de Atendimento Respiratório, interdição de pontos turísticos, de praças e do Parque do Chimarrão”, cita.

Bandeiras no Distanciamento Controlado

Ao todo, 13 regiões do estado foram classificadas com bandeira vermelha, que representa risco epidemiológico alto para Covid-19. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, 24. Assim como a região de Santa Cruz do Sul, a de Lajeado apresentou piora nos índices e passou à classificação vermelha. Elas somam-se às regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas, que já eram vistas como risco alto e se mantiveram assim nesta rodada.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido