Família fala da emoção de batizar filha durante missa campeira

-

Uma Missa Crioula com batizado campeiro encerrou as atividades dos Festejos Farroupilhas da Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA) em Venâncio Aires, na tarde do domingo, 20. A celebração ocorreu na sede do CTG Chaleira Preta e foi realizada pelo padre Aldo José da Silveira. Na ocasião ocorreu o batizado de Joana Camargo Stumm da Silva, de sete meses, filha de Jonatan Stumm da Silva e Marcela Camargo da Silva, que têm envolvimento com o tradicionalismo.

O pai de Joana destaca que a data foi escolhida pois é um dia importante para a família. “Nossa relação com a tradição se deu início com a vontade de nosso filho Gustavo, hoje com 17 anos, a querer participar de uma invernada mirim de danças tradicionais, no CTG Chaleira Preta no ano de 2012. Foi um modo diferente de se entrar no CTG, onde normalmente o pai passa pro filho o gosto pela tradição e com a nossa família foi o filho que nos impulsou”, cita.

Família de Joana tinha o sonho de batizar a pequena na Missa Crioula (Foto: Marina Schuh Fotografia)

Conforme Silva, depois de acompanhar os ensaios, a família foi criando amizades e gosto pela dança. Anos depois, ele e a esposa Marcela assumiram a coordenação da Invernada Juvenil na gestão de Oli Franco e posteriormente a coordenação geral da Artística do CTG Chaleira Preta, na gestão da patroa Kellen Deves. Silva foi um dos campeões do Bagual Chefe 2019 e hoje o casal dança na Invernada Xiru do CTG Chaleira Preta.

A pequena Joana nasceu dias antes da pandemia, e conforme o pai, mesmo no ventre da mãe eles já sonhavam com o batizado na Missa Campeira. “Quando nossa prendinha Joana nasceu no dia 14 de fevereiro já tínhamos a ideia de realizar o batizado na Missa Campeira. Devido à pandemia que no mês seguinte deixou muitos de nós inseguros, já que os batizados não estavam sendo realizados, tínhamos a expectativa de batizar ela no fim do ano.”

Avaliação

Conforme o presidente da ATVA Eagro Humberto Müller, neste ano as entidades tradicionalistas tiveram uma oportunidade maior para atingir o público. “Foi o ano de chegar na casa e no coração dos ‘setembrinos’ e ‘gaúchos de apartamento’. Quem entendeu essa oportunidade e a utilizou, deixará um legado imensurável ao tradicionalismo. Conseguimos chegar a um número extraordinário de pessoas e em locais inimagináveis”, destaca.

O presidente comentou que o maior desafio foi organizar uma programação plural que agradasse os mais variados segmentos dentro do tradicionalismo. “Nós, da ATVA, exploramos temas como poesia, música, culinária, história, dança, tecnologia, religiosidade e fé”, ressalta.

Público envolvido

Numero total de pessoas que assistiram as programações – 162.585
Engajamentos nas publicações – 24.763

Top 5 – Lives mais acessadas

Missa Crioula e Batizado Campeiro -110.900
Danças De Salão e Pilchas 61 – 9.385
“Dia de Campo” – 6.919
Palestra sobre Tecnologia com Rogério Bastos – 5.912
Palestra os Tropeiros com Valter Fraga Nunes – 5.877
Oficina Culinária “Carreteiro” – 3.355

*Dados até as 10h do dia 21

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido