O ferro é um dos minerais mais conhecidos e que mais tem importância no corpo humano. Esse nutriente, muito famoso por ser encontrado no feijão, atua de diversas maneiras no organismo e colabora de forma bastante ativa para o seu correto funcionamento.
Um dos seus papéis mais fundamentais é no sangue, pois ele age na fabricação das células vermelhas e na hemoglobina, que tem a função de transportar oxigênio para todas as células do corpo.
Por isso, um dos problemas causados pela falta de ferro no organismo é a anemia, principalmente a anemia ferropriva.
Na imunidade o ferro também se faz presente e este é um mineral que participa da manutenção do sistema imunológico, que é responsável por prevenir o desenvolvimento de doenças.
Esse nutriente oferece ainda benefícios para o coração. O ferro faz parte do conjunto de proteínas chamadas de mioglobinas, que estão presentes no miocárdio, que é o músculo cardíaco. Essas proteínas fazem a oxigenação desse músculo permitindo com que ele funcione corretamente.
Outra função do ferro pouco conhecida, mas muito importante, está relacionada a saúde da pele, unhas e cabelo. Esse nutriente age na produção de colágeno e elastina, que são componentes fundamentais para manter a integridade do tecido conjuntivo, presente principalmente na pele.
Deficiência de ferro
Por atuar em tantas áreas do corpo humano quando o ferro está em deficiência no organismo muitos são os sintomas que podem aparecer.
Os mais comuns são apatia, sonolência excessiva, tontura e irritabilidade, mas é comum que ocorra também dificuldades de aprendizado e falhas cognitivas.
Todos esses sinais podem ser vistos em adultos e crianças e ocorrem por uma diminuição da ingestão desse mineral ou devido a má absorção do organismo.
Alimentos ricos em ferro
Uma das melhores maneiras de manter bons níveis de ferro no corpo é através da ingestão de alimentos ricos nesse mineral. Para as crianças de até 10 kg a recomendação de ingestão diária desse nutriente é de 1 mg a 2 mg. Para os homens indica-se 10 mg por dia e para as mulheres 15 mg.
Muitos são os alimentos que contém boas quantidades de ferro na sua composição. Contudo, diferente do que muitos pensam, o feijão não é o mais rico nesse mineral e nele pode-se encontrar entre 8 a 16,8 mg de ferro.
Quando se fala em níveis de ferro, quem fica em primeiro lugar é o coentro com 104 mg, seguido dele estão os mexilhões com 83,47 mg, o frango com 9,5 mg e o açúcar mascavo com 8,3 mg.
Outros alimentos que contém bons índices desse mineral são a carne bovina, a azeitona preta, o grão de bico, a lentilha e a soja.
Fonte: Monkgogi Samson / Unsplash