Uma das áreas públicas mais importantes de uma Administração é a saúde. Responsável pelo bem-estar de toda população, encontra desafios neste período de pandemia, vivido no município desde março de 2020. Em 2021, o comando da Secretaria de Saúde é do prefeito Jarbas da Rosa, que tem a assessora administrativa Rosane da Rosa como braço direito. O início da nova gestão é marcado pelo trabalho na resolução dos pontos mais críticos, como a organização das unidades de saúde e a recomposição de médicos em período de férias.
Passado um mês de trabalho na Secretaria de Saúde desde a mudança de gestão, Rosane destaca a contratação emergencial de dez profissionais médicos para atuação nas unidades de saúde do município. Os profissionais foram chamados para substituir os médicos que estão em período de férias. “Com mais médicos nas unidades de saúde, são menos atendimentos para a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, e o Hospital São Sebastião Mártir, que ficam prioritariamente para atendimentos urgentes e mais graves”, salienta.
Previne Brasil
A equipe também trabalha na implementação do Previne Brasil nas unidades básicas de saúde, um novo modelo de financiamento para a atenção primária de saúde. A proposta visa aumentar o vínculo entre a população e a equipe de saúde, por meio de cadastros e registros das pessoas que moram na área daquela unidade.
O Previne Brasil possui três componentes de financiamento: a captação ponderada, calculada com base no número de pessoas cadastradas nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e equipes de Atenção Primária; o pagamento por desempenho, que considera os resultados alcançados em um conjunto de indicadores avaliados a partir do trabalho das equipes; e incentivos para ações estratégicas, como o programa Saúde na Hora, também realizado no município.
Horários estendidos
Essa estratégia estende os horários de atendimento das unidades de saúde. O posto de saúde do bairro Gressler já atua com horários estendidos desde o dia 1º de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 21h, sem fechar ao meio-dia, e conta com três equipes de atenção primária, cada uma composta por um profissional médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Ao longo do ano, mais equipes serão montadas e mais unidades de saúde participarão do Previne Brasil. “O Ministério da Saúde orienta que 90% dos problemas devem ser resolvidos nas unidades básicas, pois só assim conseguimos desafogar os atendimentos na UPA e hospital, que são os locais para atendimentos de média e alta complexidade”, completa.
Sistema de regulação
- Desde o dia 4 de janeiro, quando iniciaram os trabalhos, a equipe se concentra na implementação do sistema de regulação da saúde do município. O primeiro passo feito dado no processo de credenciamento de laboratórios para prestar serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, os laboratórios habilitados devem anexar no sistema informatizado os resultados dos exames laboratoriais, o que permite um acesso rápido dos profissionais médicos.
- Também será evitado que o paciente migre de médico ou de unidade de saúde e tenha que refazer todos os exames, diminuindo custos. “Todas as informações ficarão no prontuário do paciente, será registrado e o profissional médico haverá acesso para verificar o que for preciso. Essa remodelação também tem o objetivo de diminuir a emissão de papéis”, afirma Rosane.
- O novo sistema de regulação terá um médico autorizador e um regulador. Os dois profissionais farão a regulação da solicitação, acompanhamento e autorização de exames, tudo isso implementando protocolos, que terão como finalidade organizar toda a rede.
- Agora, para o médico pedir qualquer exame, ele terá que seguir protocolos, o que também reduzirá custos. Os exames que já estão regulados e podem ser solicitados dentro dos protocolos estabelecidos são os de ressonância magnética e endoscopia digestiva.
• Saúde mental
Ainda da gestão passada, está sendo finalizado um levantamento sobre os problemas relacionados à saúde mental no município. Após, um grupo responsável será reunido na organização de um planejamento de soluções para amenizar e prestar auxílio a esses pacientes.
• Centro Materno Infantil
O grande projeto de gestão do prefeito Jarbas da Rosa e da vice-prefeita Izaura Landim é a construção do Centro Materno Infantil. No momento, já existem pedidos de emendas para angariar recursos para a obra, que deverá ficar ao lado da UPA. Projeta-se que nos meses de março e abril serão cadastradas essas emendas.
• Posto do Battisti
A reforma do posto de saúde do bairro Battisti, prevista para ser finalizada até o dia 15 de fevereiro, será postergada, devido ao pedido de mais 90 dias da empresa que realiza o serviço. Assim que for finalizada a reforma, será montada uma equipe de atenção primária para a unidade entrar em funcionamento.
Experiência
• A assessora de referência da pasta, Rosane da Rosa, é servidora pública há 25 anos. Atuou na pasta da Saúde na gestão de Almedo Dettenborn (MDB), em 2008, e no governo de Airton Artus (PDT), quando ficou por oito anos como secretária adjunta.
• Em janeiro de 2017, assumiu a Secretaria de Saúde no município de Farroupilha, onde permaneceu até 2019. Agora, Rosane destaca que é com extrema felicidade que assume a responsabilidade de fazer parte da saúde venâncio-airense novamente, na gestão de Jarbas da Rosa (PDT).
• Ela reforça seu amor pela área da saúde e a vontade de sempre se inteirar sobre os assuntos. “Quem pretende trabalhar com a área da saúde, ou se apaixona de cara ou não, pois impacta muito na nossa vida, acabamos nos envolvendo muito”, garante. Além disso, a assessora afirma que não faz nenhum trabalho sozinha, sempre chama a equipe “e todos abraçam juntos a causa”.
“É importante a participação em todos os processos de pactuação da saúde, seja na região, no estado e até no país. O município não é uma ilha, quanto mais participarmos, mais vamos fortalecer Venâncio Aires e região.”
ROSANE DA ROSA – Assessora administrativa da Secretaria de Saúde
Informações
• A Secretaria de Saúde está localizada na rua General Osório, número 1.230, no Centro de Venâncio Aires. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 17h, e na sexta-feira, das 7h30min às 15h (das 15h às 17h o expediente é interno). O telefone de contato da Secretaria de Saúde é o (51) 2183-0750.
Equipe
- Assessora administrativa: Rosane da Rosa
- Imunizações: Patricia Durante
- Vigilância epidemiológica e Centro de Atendimento Respiratório: Carla Lili Muller
- Vigilância sanitária: Gabriel dos Santos Alves
- Vigilância ambiental: Gabriel dos Santos Alves
- Regulação e atendimento ao público: Denize Maria Uhlmann
- Coordenação das unidades de saúde (UBS, ESF e Unidade Móvel): Samuel Bittencourt da Luz Junior e Vera Lucia Tuppel
- Coordenadora de odontologia: Lauana Borges Pedroso
- Coordenadora dos agentes de saúde: Priscila Reginatto
- Centro de Atenção Psicossocial (Caps): Priscila Reginatto
Servidores
• O número total de servidores da Secretaria da Saúde é de 317. Desse total, são 183 efetivos, 57 contratos emergenciais, 43 celetistas, 18 cargos de comissão (CCs) e 16 estagiários.
LEIA MAIS: