Os profissionais da saúde integram o público prioritário da vacinação nesta primeira fase. Entretanto, isso ocorre em etapas, respeitando os 12 grupos definidos pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul: os grupos vão os de desde equipes de vacinadores volantes, trabalhadores em UTIS e CTIs Covid, até profissionais de saúde liberais e de estabelecimentos comerciais de saúde.
Inicialmente, foram vacinados profissionais que atuam diretamente no atendimento a pacientes com Covid-19 e, aos poucos, a vacinação está sendo estendida a outros grupos. “Estamos finalizando o grupo de profissionais da rede de atenção primária, que contempla todos os que trabalham nas unidades de saúde do Município”, explica a coordenadora do setor de Imunizações, Patrícia Durante.
Ela esclarece que está sendo iniciado o grupo 11, que contempla profissionais da rede particular que fazem coletas swab para exames de Covid, dentistas e auxiliares de saúde bucal. Os profissionais estão sendo contatados por telefone para agendamento da aplicação da vacina. “É uma campanha diferente de todas, pois estamos em meio de uma pandemia, temos que evitar aglomeração. Por isso, estamos contatando os profissionais e agendando o horário de aplicação da vacina”, esclarece Patrícia.
Em Venâncio Aires são 1.778 os profissionais da área da saúde, tanto da rede pública, quanto da rede privada, que possuem prioridade na vacinação. Contudo, até essa semana a Prefeitura hav