Para esclarecer as principais dúvidas sobre a vacina da Covid-19, a Folha do Mate entrevistou o prefeito, médico e responsável pela Secretaria da Saúde, Jarbas da Rosa; a enfermeira coordenadora do setor de Imunizações da Prefeitura, Patrícia Durante e a médica infectologista, Sandra Knudsen. Confira abaixo as principais dúvidas e as explicações dos especialistas.
Preciso usar máscara mesmo depois de ser vacinado?
O prefeito, médico e responsável pela Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, destaca que o uso da máscara deve continuar, mesmo com pessoas que tomaram as duas doses da vacina. “O contágio é alto e, para começar a criar anticorpos, o efeito total acontece 15 dias depois da aplicação de segunda dose, com eficácia de 75% a 80%”, afirma.
Vale lembrar que o uso da máscara em espaços públicos e privados ainda é obrigatório, conforme a Lei nº 14.019/2020, publicada no Diário Oficial da União, em 3 de julho de 2020.
Posso pegar Covid-19 mesmo tomando a vacina?
Jarbas explica que sim, pois as novas variantes do coronavírus são mais agressivas e têm maior transmissibilidade do vírus. Com a aplicação das duas doses da vacina, os sintomas manifestados pela infecção do coronavírus são reduzidos e não geram altos riscos para a saúde. Em Venâncio Aires, já houve casos de reinfecção mesmo após a aplicação das duas doses da vacina.
O que acontece se eu não tomar a segunda dose?
De acordo com a enfermeira coordenadora do setor de Imunizações da Prefeitura de Venâncio Aires, Patrícia Durante, caso não sejam aplicadas as duas doses da vacina contra a Covid-19, a imunidade não ficará completa, assim, há maiores riscos de contaminação e sintomas mais graves da doença.
Se estiver com sintoma gripal, posso fazer a vacina?
Não. Segundo Jarbas da Rosa é importante que, ao tomar a vacina, a pessoa não tenha nenhum sintoma gripal. Patrícia esclarece que ao apresentar um sintoma de gripe, significa que o organismo ainda está com processo inflamatório ativo, ou seja, ele ainda está se recuperando de uma doença. É preciso que o organismo se cure e esteja sadio para receber o imunizante.
Quanto tempo depois de ter Covid-19 tenho que esperar para receber a vacina?
Jarbas explica que caso a pessoa tenha tido contato com o vírus da Covid-19, deve esperar, no mínimo, 30 dias para receber a dose.
Tomei a primeira dose e tive sintomas de Covid ou gripe, devo respeitar a data da aplicação da segunda dose ou aguardar?
Patrícia salienta que não há problemas que a segunda dose seja tomada após a data determinada, portanto, em caso de sintomas gripais ou de Covid-19, a pessoa deve aguardar e realizar teste antígeno no Centro de Atendimento Respiratório (CAR) mais próximo para confirmar a suspeita.
Posso ingerir bebidas com álcool após receber a vacina?
Patrícia enfatiza que da mesma forma que não é aconselhado beber álcool ao fazer um tratamento com medicamentos antibióticos, também não se deve ingerir bebidas alcoólicas pelo menos no dia em que recebeu a aplicação da vacina contra a Covid-19. O mesmo vale para qualquer vacina.
A vacina será realizada todos os anos, como a da gripe?
A médica infectologista Sandra Knudsen reforça que essa informação não pode ser respondida ainda. “Como esse é um vírus que também sofre mutações, provavelmente serão vacinas que vamos ter que repetir de tempos em tempos, mas isso ainda não se sabe. O que se sabe agora é que, fazendo as duas doses da vacina, teremos uma proteção muito boa, importante contra a doença grave”, explica.
LEIA MAIS: