Com mais duas confirmações na sexta-feira, 30, Mato Leitão fechou o mês de abril com 12 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Além disso, no fim da semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde enviou para análise três amostras de pacientes com suspeita de dengue.
Segundo a agente de endemias, Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, dois casos tiveram resultado negativo e a resposta de um deles ainda é aguardada. A profissional também relata que os dois novos focos do Aedes aegypti foram encontrados em residências localizadas no Centro, e que nessa segunda-feira, 3, mais duas amostras de larvas suspeitas de serem do mosquito foram enviadas para análise.
LEIA MAIS: Com mais sete focos do mosquito Aedes aegypti, Mato Leitão intensifica ações de prevenção
Levando em consideração o aumento dos focos do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de servidores da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito, realizará entre os dias 17 e 21 deste mês, um mutirão de limpeza no perímetro urbano. A ação será feita paralelamente à realização do Levantamento de Índice Amostral (LIA), realizado a cada três meses pela agente de endemias e pelas agentes comunitárias de saúde.
Durante o mutirão, serão recolhidos objetos que podem ser criadouros do Aedes aegypti que estão na rua ou em terrenos baldios. Cada morador também é convidado a limpar o pátio e a casa e deixar o material na calçada para ser recolhido pelo caminhão da Secretaria de Obras.
Saiba mais
Durante o LIA serão vistoriadas as residências da área urbana e, caso sejam encontrados criadouros do mosquito, os moradores poderão ser notificados. Caso a limpeza e eliminação do foco não aconteçam no período estipulado, poderá ser aplicada multa.
Focos do mosquito
• De 5 a 9 de abril – três
• De 12 a 16 de abril – um
• De 19 a 23 de abril – quatro
• De 26 a 30 de abril – quatro
LEIA MAIS
Com mais sete focos do mosquito Aedes aegypti, Mato Leitão intensifica ações de prevenção