Próxima semana será de mutirão de limpeza e recolhimento de lixo eletrônico em Mato Leitão

-

Após a confirmação de 12 focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, Mato Leitão entrou em estado de alerta e a Secretaria Municipal de Saúde decidiu promover ações de prevenção, com o objetivo de evitar que o município tenha casos de dengue ou de outras doenças transmitidas pelo mosquito. Uma delas é a realização de um mutirão de limpeza no perímetro urbano, na próxima semana.

A agente de endemias, Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, explica que o mutirão de limpeza será realizado a partir da segunda-feira, 17, quando também começará o Levantamento de Índice Amostral (LIA), feito a cada três meses no município.

Essas duas atividades contarão com o auxílio das agentes comunitárias de saúde e, no caso do mutirão, de servidores da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito. O fiscal sanitário Luiz Antônio Lopes também participará. Segundo Tatiana, durante o mutirão, os servidores da Prefeitura irão recolher recipientes localizados na rua ou em terrenos baldios que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Além disso, cada morador é convidado a fazer a limpeza do seu pátio e da casa. Esses materiais podem ser depositados em frente à residência para serem recolhidos pela Prefeitura. A orientação é que esses itens já sejam depositados, de preferência, na segunda-feira. Isso porque, a expectativa é começar o mutirão na segunda e realizá-lo até o roteiro estar completo. “Pode ser que se encerre antes da sexta-feira”, comenta Tatiana.

Ela também lembra que podem acontecer mudanças nessa organização, caso se tenha algum dia com chuva. Ela acredita que serão necessários, pelo menos, dois dias para concluir o trajeto organizado pela equipe da Prefeitura. Para a agente de endemias, realizar o mutirão de limpeza é importante para eliminar qualquer foco do mosquito Aedes aegypti no município.

Tatiana ainda informa que o caso suspeito de dengue de Mato Leitão recebeu resultado negativo. Assim, o município segue sem confirmações da doença.

LEIA MAIS: Alunos da Emef Ireno Bohn, de Mato Leitão, realizam atividades sobre o combate ao Aedes aegypti

Lixo eletrônico

Na segunda-feira, 17, também ocorre um roteiro para recolhimento de lixo eletrônico no interior e no Centro. O trajeto que será realizado nas localidades do interior é o mesmo realizado nas quartas-feiras durante a coleta de lixo. A agente de endemias observa que pontos que são perímetros urbanos, como o Loteamento Amizade e o Canto dos Dresch, também serão contemplados.

Ainda na segunda-feira, após ter sido feito no interior, o roteiro segue para o Centro do município. A ação será acompanhada pelo fiscal sanitário Luiz Antônio Lopes e a recomendação é que os itens que serão descartados sejam colocados em frente às residências.

Moradores de casas localizadas mais distantes da estrada, que têm lixo eletrônico para descartar, devem entrar em contato com as agentes comunitárias de saúde para informar o endereço para que um veículo vá até esse ponto buscar os itens.

LIA

• Durante o Levantamento de Índice Amostral (LIA), as agentes comunitárias de saúde e a agente de endemias farão vistorias nas residências da área urbana e, caso encontrem recipientes ou resíduos que podem ser criadouros do mosquito, será feito um pedido verbal aos moradores para eliminarem esses pontos.

• No prazo de 14 dias, a agente de endemias, acompanhada do diretor da Vigilância Sanitária, retorna a esse endereço para conferir a situação. Caso a limpeza ainda não tenha sido feita, o morador será notificado e terá o prazo de 15 dias para eliminar os possíveis criadouros. Se isso não acontecer em 15 dias, ele será multado.

• Por causa do aumento nos focos positivos de Aedes aegypti (neste ano já foram 12, todos no mês de abril), diferente das outras edições, desta vez, o LIA não será feito por sorteio. Por isso, todos os pontos mapeados serão visitados, totalizando 856 residências, 485 terrenos baldios, 150 imóveis da categoria ‘outros’, que inclui oficinas, sociedades e praças, e 59 comércios.

LEIA MAIS

Mato Leitão tem 12 focos de Aedes e um caso suspeito de dengue



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido