CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Prestes a completar 15 anos de história, a empresa venâncio-airense OneHost trabalha com a tecnologia para auxiliar as empresas na divulgação, desenvolvimento e gestão dos negócios. Com a intenção inicial de comercializar hospedagens de sites, hoje a equipe trabalha na criação de sites, lojas virtuais e sistemas empresariais.
Proprietários da empresa, Marcus Vinícius Kist e Gerson Felipe Schwinn afirmam que a Onehost conta com 12 colaboradores, que trabalham de forma remota. “Essa prática foi adotada desde o início da empresa. Sempre trabalhamos em home office, por isso a pandemia não afetou nossa forma de trabalho”, salienta Kist.
Nos primeiros anos, a empresa atuou com a hospedagem de sites – processo necessário para colocar um site no ar. Os clientes eram prospectados por meio de comunidades no extinto Orkut. “Ali nós conseguimos parceiros que faziam sites também e, com isso, aumentamos o número de hospedagens formando grandes parcerias que perpetuam até os dias atuais”, diz.
A OneHost se destaca pela agilidade no atendimento, com o foco do trabalho na resolutividade das demandas dos clientes o mais breve possível. “Temos metas como não demorar mais que alguns minutos para responder um e-mail, e as conversas no WhatsApp tem que ser algo instantâneo. Com o tempo, começamos a ver que os clientes tinham uma carência enorme de atendimento ágil e site com qualidade”, destaca Kist.
Schwinn conta que, antes da Onehost, trabalhou em uma empresa de provedor de internet em Santa Cruz do Sul, onde já desenvolvia sites. “Começamos a trabalhar com a criação de sites institucionais na OneHost, tudo conforme os clientes mostravam esta necessidade”, comenta o sócio-proprietário.
Cerca de quatro anos após a fundação, a empresa começou a trabalhar com sistemas de gestão e lojas virtuais integradas. As primeiras lojas virtuais criadas foram para a Tânia Novidades e Calçados Bittencourt, hoje Pisar Bem. “Iniciamos com a loja virtual e, então, os clientes disseram que não queriam dois sistemas, com dois estoques (Loja Virtual e Sistema de Gestão). Notamos uma carência muito grande nisso”, salienta Kist.
Ele observa que era necessário que os clientes abastecessem dois sistemas, um com estoque e todas as informações da loja física e outro para a loja virtual. Para suprir essa demanda, foi criado o Livre Gestão, um sistema unificado tanto para vendas on-line quanto presenciais. “É um sistema único que faz tudo. Temos clientes em várias cidades do Rio Grande do Sul e fora do estado”, completa.
PRODUTOS E SERVIÇOS
Além do sistema de gestão, sites e lojas virtuais, a OneHost também trabalha com criação de sistemas personalizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. A negociação é feita por meio de contrato de horas de programação, já que são sistemas em constante mudança. “Esses sistemas estão em constante evolução. Novas funcionalidades são criadas com base nas demandas das empresas para acompanhar o seu crescimento.”, destaca Schwinn.
Também estão na lista de produtos da empresa programas para hospedar arquivos de alta resolução na internet, e-mails corporativos, envio de newsletter, sistemas de controle de eventos de igrejas e plataforma que calcula a rentabilidade da locação de imóveis, entre outros.
A equipe já trabalhou com empresas até de outros países, como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, com a gestão de servidores, desenvolvimento e manutenção de sites. Com servidores próprios, realiza manutenção e atualização de sistema, até mesmo de terceiros.
A gestão e manutenção de servidores e sistemas permitem corrigir possíveis falhas, muitas vezes antes mesmo do cliente notar. “Isso ocorre porque temos um sistema próprio de monitoramento, onde somos avisados de forma automática quando ocorre uma anormalidade”, observa Schwinn.
A OneHost também assume sites e outros sistemas que foram abandonados por outras empresas. “Infelizmente, muitas empresas iniciam um projeto e posteriormente simplesmente somem, lesando o cliente”, salienta Kist.