A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires inicia hoje diversas atividades para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação, realizada anualmente pela Federação Nacional das Apaes, segue até o sábado, 28. Neste ano, as atividades têm como tema norteador ‘É tempo de transformar conhecimento em ação’.
“Este tema busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para a inclusão plena da pessoa com deficiência”, explica a assistente social Sandra Maria Haas. A profissional destaca a importância da sociedade e das famílias entenderem que a Educação Especial é um elemento transformador, gerador de conhecimento, de autonomia, de socialização e emancipação social.
“Mas, para que haja a transformação do conhecimento em ação, é necessário que cada cidadão conheça a Lei Brasileira de Inclusão, a Lei 13.146, também conhecida como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e a cidadania”, observa.
Trabalho da Apae
Nesse sentido, a assistente social ressalta que a Apae de Venâncio preza pela aplicação desta lei, uma vez que desenvolve seu trabalho disponibilizando gratuitamente à pessoa com deficiência o direito à educação, através da Escola de Educação Especial Venâncio Aires e o direito à saúde, por meio dos serviços do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).
Além disso, garante o acesso à Política de Assistência Social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por meio dos encaminhamentos para benefícios sociais e atendimento às famílias sobre direitos sociais. “Entendemos que para transformar conhecimento em ação, a sociedade deve ser conhecedora da Lei Brasileira de Inclusão, e, principalmente, colocá-la em prática”, ressalta Sandra.
“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é sempre abordada com muito entusiasmo e alegria, precisamos levar cada vez mais informação à comunidade e conscientizar as pessoas sobre os direitos da pessoa com deficiência nos diversos campos da vida, superando barreiras e preconceitos”, acrescenta a diretora pedagógica da Apae, Grazieli Cristina Winkelmann.
Programação
• Hoje, dia 21: Atividades escolares sobre o tema com as famílias e divulgação do vídeo homenageando a Apae.
• Segunda-feira, 23: Entrega às famílias e divulgação de texto informativo sobre os direitos da pessoa com deficiência, elaborado pela assistente social.
• Terça-feira, 24: Merenda especial para os alunos e palestra ‘Saúde e bem-estar’, com o professor Adriano e a psicóloga Gabriela.
• Quarta-feira, 25: Música na Apae com o professor Paulo Schonarth.
• Quinta-feira, 26: Dia da Dança com a voluntária Caroline Pócki para os alunos da escola.
• Sexta-feira, 27: Roda de conversa sobre o mercado de trabalho com a ex-aluna Fabiana Wickert e funcionárias da empresa CTA, Karine Sehn e Leila Wünsch, para as turmas de EJA e Nível I AVDS.