Começa a Semana Farroupilha de Venâncio

-

Acontece neste sábado, 11, a abertura oficial da Semana Farroupilha de Venâncio Aires, junto com a fusão das chamas de todas entidades tradicionalistas da Capital Nacional do Chimarrão que formam a Chama Crioula. O tema da edição deste ano é ‘Os caminhos de Anita’ e a patrona dos festejos é Beatriz Colombelli. A organização da semana tradicionalista é feita pela Administração, Secretaria de Cultura e Esportes, Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA) e 24ª Região Tradicionalista (RT).

O secretário de Cultura e Esportes, Émerson Eloi Henrique, enfatiza que o planejamento para esta Semana Farroupilha já é feito há algum tempo, e que com a flexibilização de protocolos, aumento da vacinação e a possibilidade de público foi decidida a realização de forma presencial. Para entrar no Parque, será exigida a carteira de vacinação em dia e, para aqueles que não a tiverem, uma força-tarefa estará realizando testes antígenos na entrada do local. “A expectativa é boa, tanto para os tradicionalistas como para as pessoas que gostam da cultura gaúcha. Que todos venham conferir as atrações”, convida.

O presidente da ATVA, Eagro Müller, define o momento como um retorno ao convívio social, mas ainda com cuidados e preocupações. “Ainda estamos longe da normalidade, porém já teremos a presença do público, embora limitado. Temos um número expressivo de pessoas confirmadas no evento das Eternas Prendas e do Festival Artístico”, destaca. O primeiro evento, que antecedeu o início da Semana Farroupilha, foi o acendimento da Chama Crioula, que foi realizado no dia 4, em Encantado, com a presença da patrona estadual dos festejos, Liliana Cardoso, e demais autoridades de Venâncio Aires.

Neste sábado, 11, às 17h, ocorre a abertura oficial da Semana Farroupilha e o marco principal deste início é a junção das chamas de representantes das cavalgadas do município. Unificadas na pira oficial, localizada em frente ao Palco Super Lenz, as chamas formam a chama crioula do município. O desfile farroupilha, tradicionalmente realizado no último dia da programação, no dia 20, que é feriado em todo Rio Grande do Sul por lembrar a Revolução Farroupilha, não será realizado neste ano. “Foi uma decisão em grupo, não foi unânime, mas todos acabaram concordando”, justifica Müller. O cancelamento ocorre em concordância com as normas de saúde contra a Covid-19 e as orientações repassadas pelo Centro de Operações de Emergência (COE) municipal. Cavalgadas isoladas de entidades até o Parque estão permitidas.

Semana Farroupilha Solidária

• O secretário de Cultura e Esportes, Émerson Eloi Henrique, lembra que durante a programação, na entrada do Parque Municipal do Chimarrão, também estará acontecendo a Semana Farroupilha Solidária. Uma equipe estará recolhendo alimentos não perecíveis e ração para animais, que serão repassados às entidades venâncio-airenses.

Programação da Semana Farroupilha

Sábado, 11
• 8h – Início do Rodeiro Campeiro CTG Parceria Campeira na Pista de Laço (Arena)
• 17h – Abertura oficial com chegada da Chama e abertura oficial da Semana Farroupilha e do rodeio
• 21h – Sarau da Prenda Jovem com homenagem ao ex-patrão Jacaré e madrinha Izaura Landim, na Sede do CTG Erva Mate

Domingo, 12
• 8h – Rodeio Campeiro CTG Parceria Campeira na Pista de Laço (Arena)
• 13h – Evento: ‘Páginas e memórias’, com recepção no Galpão Morada Velha
Tema: ‘Caminhos de Anita’, Eternas Prendas venâncio-airenses
Idealização: Beatriz Regina Krug Colombelli
Madrinha do evento: Jéssica Thaís Herrera – 1ª Prenda do RS – gestão 2018/19 (responsável pelo resgate das gestões regionais)
Atração musical com Marione Reckziegel e Sergio Teixeira
• 19h – Show com a Orquestra de Lajeado no Galpão Morada Velha
• 20h – Recolhimento da Chama pela Brigada Militar, que fará a guarda até o dia 16 de setembro, quando levará de volta ao Parque do Chimarrão

Segunda-feira, 13, e terça-feira, 14
• Das 13h às 16h – Visitação das escolas no CTG Erva Mate, Espaço Cultural Nico Fagundes com palestras, curso de chimarrão e danças
• 19h30min – Prosa de patrões e inauguração da galeria de patrões. Evento do Prendado x Cultura Homenagem a todos ex-patrões, na sede do CTG Erva Mate

Quarta-feira, 15
• Das 9h às 16h – Encontro de Integração das Escolas com a Cultura Gaúcha no CTG Lenço Branco
• 19h30min – Homenagem e palestra do Agregado das Falas, João Moacir Ferreira, e jantar da paella, na sede do CTG Erva Mate (cartões antecipados)

Quinta-feira, 16
• Das 13h às 16h – Visitação das escolas no CTG Erva Mate, Espaço Cultural Nico Fagundes com palestras, curso de chimarrão e danças

Sexta-feira, 17
• 19h30min – Apresentação de danças Dente de Leite e Pré Mirim, na sede do CTG Erva Mate
• 20h – Jantar aberto ao público do GF Essência da Tradição

Sábado, 18
• 8h – Torneio Municipal de Motovaca, no Parque do Chimarrão
• 9h30min – Missa campal, no CTG Pousada do Capão, com almoço na sede, galinhada a R$ 15,00 (cartões antecipados)
• 12h – Almoço no Parque do Chimarrão – Sentinela do Sul, na sede do GF Essência da Tradição
• 14h – Torneio Municipal da Vaca Parada, no Parque Municipal do Chimarrão

Domingo, 19
• 8h – Torneio Municipal de Motovaca, no Parque do Chimarrão
• 12h – Almoço carreteiro de charque, linguiça e tradicional, na sede do GF Essência da Tradição
• 14h – Início do Festival Artístico de invernadas e individuais, no Galpão Morada Velha
• 16h45min – Show nativista Marla e Marquinhos Oliveira, no Galpão Morada Velha
• 17h30min – Show nativista Grupo Santa Fé, no Galpão Morada Velha
• 18h – Entrega de premiação e encerramento do Festival Artístico de invernadas e individuais e do Torneio Municipal de Motovaca

Segunda-feira, 20
• 8h – Início da Festa Farroupilha – CTGs Lenço Branco e Cavaleiros da Estrada, no Parque Municipal do Chimarrão
• 11h – Missa crioula com batizado na sede do CTG Chaleira Preta
• 12h – Almoço aberto ao público – Costelão CTG Chaleira Preta, na sede do CTG Chaleira Preta
• 18h – Entrega de premiação, extinção da Chama e encerramento da Semana Farroupilha

Bea, a patrona da Semana Farroupilha de Venâncio Aires

Beatriz Colombelli, a Bea, é a patrona dos festejos deste ano e, para ela, o momento é de pura gratidão. “Depois de tanto tempo, poder retomar os eventos, mesmo que com cuidados, é muito bom”, afirma. Apesar da não realização do tradicional desfile, Beatriz enfatiza que as entidades estarão promovendo eventos no Parque Municipal do Chimarrão.
“Como patrona, estendo meu convite especial para que as pessoas prestigiem as apresentações artísticas, rodeios e as entidades do município”, destaca. A patrona observa que protocolos como o uso da máscara e apresentação da carteira de vacinação serão indispensáveis.

Beatriz reforça que o evento ‘Páginas e memórias’ com as eternas prendas venâncio-airenses tem o objetivo de compartilhar todas as homenagens que vem recebendo como patrona. “Idealizei este evento e nele teremos a participação das prendas que fizeram 61 representações na 24ª RT”, explica.

Por 16 anos, Beatriz Colombelli assinou, voluntariamente, a Coluna Cultura Gaúcha, nas páginas da Folha do Mate (Foto: Arquivo pessoal)

História

Natural de Santa Cruz do Sul, Beatriz nasceu em Vila Serafim Schmidt. Do pai, Adão Assis Krug, destaca que herdou o sangue poético e as raízes da tradição. Da mãe, Marieta da Silva Krug, a força da mulher guerreira. Com quase 15 anos, veio morar com a família em Venâncio Aires. Há 44 anos conheceu Nelson Sergio Colombelli, seu companheiro de jornada. Dessa união nasce, em 1988, a filha Regina Beatriz Colombelli, que, ao lado de Camilo de Almeida Moraes, em 2020, foi presenteada com a filha, Ana Beatriz Colombelli de Moraes, neta de Bea.

A vida tradicionalista de Beatriz tem início quando a filha Regina tinha 4 anos e começou a participar da invernada artística no ‘Grupo Los Ninos’, criado na Escola Monte das Tabocas. Em 2003, a família filia-se ao Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, entidade-mãe de grande importância para fortalecer a sua caminhada no meio tradicionalista.

Acompanhando a filha, que integrou a invernada artística e foi 2ª Prenda Juvenil e 1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista, Beatriz tornou-se patroa da entidade, avaliadora de Cirandas Culturais de Prendas e Peões, participou do Departamento Cultural da 24ª RT e foi madrinha de gestões regionais. A patrona de 2021 esteve à frente de muitos movimentos que promoveram a tradição gaúcha de Venâncio Aires.

“Todos os tradicionalistas sentem saudades da roda de chimarrão, dos abraços e, embora ainda com cuidados, estamos felizes pela oportunidade de viver este momento.”
BEATRIZ COLOMBELLI
Patrona da Semana Farroupilha

CTG Parceria Campeira promove rodeio

Também neste sábado, 11, às 8h, tem início o rodeio campeiro do CTG Parceria Campeira, que segue até o domingo, 12. De acordo com o patrão da entidade, Fernando Knies, a entrada no Parque para acessar a área de rodeio deverá obedecer as normas da Semana Farroupilha, como apresentação da carteira de vacinação em dia ou fazer o teste antígeno no local e apresentar resultado negativo. Knies afirma que não há limite de público para o rodeio.

LEIA MAIS:

notícias cultura Folha do Mate
 


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido