Rafael Henn elenca o financiamento estudantil como um dos maiores desafios

-

Daqui a algumas semanas professores e alunos da Universidade de Santa Cruz (Unisc) vão às urnas para escolher o novo reitor da gestão 2022/2025. A chapa única é formada por Rafael Henn e Andreia de Moura Valim, como reitor e vice, respectivamente.

Henn, que mora em Venâncio Aires desde criança, trabalha na universidade há 16 anos. Atualmente é vice-reitor e professor do departamento de Gestão de Negócios e Comunicação. Um dos objetivos já destacados por ele anteriormente é dar seguimento ao trabalho de oito anos da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Neste espaço, ele foi convidado pela Folha do Mate a responder objetivamente algumas questões, onde afirmou que um dos maiores desafios são os financiamentos estudantis.

Folha do Mate: Quem é o Rafael Henn?
Henn: Casado com a Luciane e pai da Mariana, 16 anos, e do Miguel, 12. Tenho como propósito de vida ajudar as pessoas através da educação. Sou professor por paixão e sou muito feliz em trabalhar na Unisc, pois me sinto realizado.

FM: Qual sua trajetória dentro da Unisc e o que mais lhe marcou até então?
Henn: Em 2005 entrei na Unisc como professor do Departamento de Ciências Administrativas, lecionando as disciplinas de Gestão de Operações, Planejamento Estratégico e Sistemas de Informações Gerenciais. Além de professor, fui coordenador do Curso de Administração e, em 2016, comecei a trabalhar na Reitoria, como coordenador de Orçamentos e Finanças. Em 2017 fui eleito vice-reitor, com a professora Carmen Lucia de Lima Helfer, nossa reitora. O dia mais marcante na minha história foi o primeiro dia de aula. Eu tive que faltar pois foi o nascimento de minha filha Mariana, dia o de agosto de 2005.

FM: Qual o desafio mais urgente e que merece atenção dentro da Unisc?
Henn: Financiamentos estudantis para facilitar o acesso aos nossos alunos.

FM: Mesmo antes da pandemia, o fator ‘dinheiro’ já era uma dificuldade para muitas famílias. Levando em conta que um curso superior é considerado caro para a realidade de muita gente, como atrair mais alunos?
Henn: O financiamento estudantil é um tema de constante atenção na Unisc, pois uma parcela da população brasileira não consegue acessar o ensino profissional sem algum tipo de financiamento. Nós temos o Crediunisc, próprio, que permite ao aluno pagar a metade de seu curso após a formatura. Além disso, por sermos uma instituição filantrópica, temos que manter 20% dos nossos alunos com bolsa ProUni.

FM: Pelo que passa a chamada ‘reinvenção pedagógica’, que o senhor menciona há mais tempo?
Henn: A Reinvenção Pedagógica, que foi desenvolvida em 2019 e entrou em vigor em 2020, é um redesenho dos projetos pedagógicos de todos os cursos de graduação da universidade, tendo como premissas o protagonismo do aluno do processo de aprendizagem, grande interação com o setor produtivo e o uso de demandas da comunidade na sala de aula. Outro ponto de destaque é o uso de projetos integradores unindo ensino, pesquisa e extensão.

Eleição

As eleições da Unisc vão ocorrer entre 9 e 11 de novembro. A votação define os nomes para os cargos de reitor e vice-reitor, coordenadores e subcoordenadores de cursos, chefes e subchefes de Departamentos, bem como coordenadores e subcoordenadores dos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Os critérios da eleição variam conforme o cargo, sendo obrigatório que os eleitores apresentem um documento oficial com foto no momento do voto. Toda a eleição será realizada de forma manual e o resultado do pleito deve ser divulgado em até dois dias úteis.

Podem votar os docentes vinculados em caráter permanente à Unisc, estudantes regularmente matriculados na graduação e em programas de pós-graduação, os técnicos administrativos e os associados efetivos da Assembleia Geral Comunitária da Apesc.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido