Devido ao crescente número de casos de dengue, bairros com mais casos receberão aplicação de inseticidas e larvicidas. O Loteamento Eisermann e a região da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Monte das Tabocas são os primeiros locais a receberem os combatentes. O trabalho iniciou nesta segunda-feira, 28, e terá sequência hoje.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental de Venâncio Aires, Gabriel Alves, o intuito é conter os mosquitos adultos que estejam voando no horário da aplicação e eliminar os criadouros, onde há água parada.
Segundo Alves, o inseticida não garante efetividade, uma vez que pegará nos mosquitos que estão voando, mas afirma que é uma ação feita de forma imediata, por conta do aumento de casos.
O larvicida, produto utilizado no combate às larvas do mosquito, está sendo aplicado com um equipamento nebulizador acoplado ao veículo da Vigilância Sanitária. Ele possui como princípio ativo um componente biológico, Bacillus thuringiensis israelensis, e é voltado para o controle de larvas de mosquitos do gênero Culex (pernilongo) e Similium (borrachudo) e Aedes.
Recomendação
Gabriel recomenda que os moradores das regiões em que haverá aplicação deixem as residências abertas, protejam alimentos e água de animais. Para os criadores de abelhas, que deixem os insetos presos em até 20 minutos após a aplicação.
A ação, nesta segunda-feira, inicia às 17h30min. Amanhã, a partir das 7h30min, e após às 18.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires.
LEIA MAIS: