No fim da manhã desta terça-feira, 3, a reportagem da Folha do Mate e da Rádio Terra FM percorreram algumas ruas da chamada ‘região baixa’ de Venâncio Aires e em Vila Mariante para verificar a situação após o aumento significativo do nível do rios e arroios que passam pelo município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Jair Garcia, tanto o Arroio Castelhano quanto o Rio Taquari, saíram fora do leito nesta tarde, mas não atinge moradias. No entanto, nenhuma família precisou ser retirada de sua residência, até o momento, e não há nenhuma rua bloqueada.
O monitoramento segue intenso e qualquer nova informação, será repassada à comunidade, por meio dos veículos de comunicação. “Apesar da chuva ter diminuído, deixamos o alerta para as pessoas que moram próximas ao rio e ao arroio”, observa.
Preocupação
Em Vila Mariante, às 11h30min, o Rio Taquari alcançava 11,23 metros. Na rampa da ‘Santinha’, como é conhecida, a água já beirava as proximidades do asfalto, o que gerou apreensão aos moradores.
O fluxo de pessoas se dirigindo ao local era intenso no fim desta manhã. Dentre elas, está Sandra da Silva, 40 anos. A comerciária afirmou que saiu do trabalho preocupada com o nível das águas. “Eu vi algumas pessoas organizando as residências e pensei em vir na rampa pra olhar e ter uma noção do que esperar. Agora eu vou pra casa e vou recolher alguns pertences”, relatou à reportagem. Ela recorda da última grande cheia, em 2020, em que a mãe e a irmã perderam muitos bens. Nesse sentido, a organização é apenas uma forma de prevenir a moradia de uma possível nova enchente.
Leia mais: