Na terça-feira, 3, o prefeito de Passo do Sobrado Edgar Thiesen esteve na Haas Madeiras, sediada em Linha Brasil, no interior de Venâncio Aires. O objetivo da visita foi conhecer o Programa Fomento Florestal Haas, que começou a ser divulgado pela empresa no fim do ano passado.
O chefe do Executivo Municipal foi recepcionado pelo diretor da empresa, Junior Haas, e pelo administrador da Haas Madeiras, Charles Fengler. De acordo com Thiesen, o cultivo do eucalipto também é uma busca pela diversificação nas propriedades rurais, uma das grandes apostas da sua gestão.
“Pensando em todas as localidades do município onde temos áreas que não podem ser utilizadas para o plantio de fumo, soja ou arroz, buscamos então, o conhecimento sobre esta nova possibilidade para o agricultor. Além de gerar renda extra, tendo em vista esses pontos de baixa produtividade, essa é uma opção de diversificação a longo prazo dentro da propriedade”, comenta.
Ainda segundo o prefeito, além de melhorar a rentabilidade, a parceria com a empresa viabiliza o acesso à assistência técnica especializada, o que ajuda, inclusive, na manutenção da qualidade ambiental nas propriedades. “Plantar eucalipto é ter em sua terra uma cultura que se desenvolve com sustentabilidade, preservando o solo e ajudando a absorver o CO2 (dióxido de carbono), um dos principais gases que causam o aquecimento global”, observa.
Avaliação positiva
O diretor da Haas Madeiras ressalta que para a empresa foi muito positivo ter sido procurada pela Prefeitura de Passo do Sobrado. “Já estamos divulgando há alguns meses o nosso programa de fomento florestal, que visa a inclusão de mais florestas comerciais, uma forma de diversificação na produção rural, e eles ouviram falar a respeito, principalmente na Expoagro Afubra [evento no qual a Haas Madeiras foi case do 12º Fórum da Diversificação] e entenderam que esse programa tem bastante potencial para o município”, relata.
No primeiro encontro, os representantes da Haas explicaram melhor como o projeto funciona e como a empresa e a Prefeitura podem potencializar a iniciativa em Passo do Sobrado, uma vez que a Administração Municipal tem interesse em envolver técnicos e uma estrutura de comunicação para que o programa chegue até os produtores.
“Nós estamos completamente à disposição para ajudar no que for necessários nessa divulgação e depois na implementação de florestas em Passo do Sobrado”, salienta Junior. Empresa e Prefeitura ainda não têm um novo encontro agendado. Mas o prefeito Edgar Thiesen se comprometeu em divulgar o projeto aos agricultores do município.
“Ficamos muito felizes em ver que está tendo uma adesão bastante interessante dos produtores e agora, também, tem chamado a atenção das lideranças políticas.
JUNIOR HAAS – Diretor da Haas Madeiras
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Passo do Sobrado
Sobre o programa
• Por meio do Programa Fomento Florestal Haas, a empresa oferece ao agricultor uma opção de diversificação para a propriedade rural e renda extra, a partir da utilização de áreas subutilizadas ou de baixa produtividade para outras culturas.
• A Haas Madeiras fornece mudas de alta tecnologia e orientação técnica especializada aos produtores. Quando o plantio estiver maduro, a empresa corta, transporta e compra as madeiras pelo valor de mercado. A parceria pode ser iniciada novamente após o corte. (Fonte: Site da Haas Madeiras)