Hospital São Sebastião Mártir emite nota a respeito dos atendimentos eletivos pediátricos

-

A diretoria do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) emitiu nota oficial, por meio das redes sociais, na noite deste domingo, 3, para se posicionar a respeito dos atendimentos eletivos pediátricos, tanto convênios quanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A manifestação se deu depois que algumas famílias se queixaram sobre a falta de profissionais de plantão na casa de saúde.

Por meio do comunicado, o HSSM anunciou a suspensão temporária da oferta de consultas particulares e de convênios, uma vez que pelo SUS já não eram realizadas. A determinação vale para venâncio-airenses e também para moradores de municípios que têm o hospital como referência, casos de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, integrantes da microrregião.

Conforme a nota, a decisão “se deu primeiramente por solicitação dos próprios médicos pediatras, e foi acatada pelo hospital em razão de garantir a segurança dos pacientes internados e em estado mais grave”. De acordo com a instituição, a partir deste cenário, “no mês de julho não haverá consultas pediátricas por nenhum convênio no Pronto Atendimento do HSSM.”

A cúpula do hospital destaca que o Pronto Atendimento tem sido muito demandado nos últimos meses, com pacientes que chegam em situação de urgência e emergência. O comunicado salienta ainda que “as salas de parto normal e parto cesariano necessitam a presença do profissional, bem como as internações que temos também em volume crescente”.

A instituição revela que tinha a expectativa de contornar a situação, mas que isso não foi possível. “O comunicado no dia de hoje, apenas após repercussão da falta de profissional para assistência de convênios e particulares, se configura pela expectativa que o HSSM alimentava de resolver esta situação ainda na primeira semana deste mês, sem que pudesse haver a suspensão do serviço, fato que não se obteve sucesso. Lembramos ainda que a responsabilidade que cabe ao HSSM, neste momento, é a garantia e manutenção do serviço de pediatria junto aos partos, pacientes internados e casos graves na urgência e emergência”.

Por fim, a nota traz: “Contamos com a compreensão de todos. Estamos buscando resolver a situação com brevidade para a retomada da oferta do serviço por parte do HSSM. Nossa expectativa é que em agosto voltaremos à normalidade do funcionamento do Pronto Atendimento Pediátrico. Importante frisar que o atendimento de urgências e emergências pediátricas continua normalmente, com suporte de médico pediatra, mediante classificação de risco conforme o Protocolo de Manchester”.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido