A Ordem DeMolay de Venâncio Aires, organização de jovens entre 12 e 21 anos que realiza atividades em benefício da sociedade, e que tem o objetivo de promover a liderança e cidadania dos participantes, ocupa uma posição importante em relação aos mais de 1 mil Capítulos – denominação de cada grupo DeMolay – que existem no Brasil. Atualmente, o grupo venâncio-airense ocupa umas das primeiras colocações no ranking de Avaliação de Gestão, promovido do Gabinete Nacional da Ordem DeMolay.
Segundo o membro do conselho consultivo dos jovens, Eduardo Allgayer, o ranking avalia o nível de participação e de atividades desenvolvidas dentro de cada Capítulo. “É um índice que mede o desempenho dos Capítulos. Ingressos de membros, permanência, atividades internas e externas, são alguns exemplos de algumas pontuações”, afirma. Além disso, ele explica que o cadastro das atividades é feito manual dentro de um sistema virtual dos grupos DeMolays do Brasil. “Cada atividade pontua. É um ranking que pode mudar constantemente, por conta do cadastro de novas ações”, diz.
Para o mestre conselheiro, João Pedro Pierret de Souza, este é um momento muito importante e resultado da união do grupo. “O ranking nos estimula a ser mais organizados, mais ativos na comunidade e conseguir ajudar pessoas, independente de serem ou não membros da Ordem. Não estamos crescendo somente dentro do Capítulo, mas também conseguindo ajudar o município. E isso não seria possível se não estivéssemos unidos”, finaliza.