Júlio de Castilhos : uma rua que une comércio, cultura e serviços

-

A rua Júlio de Castilhos é uma das mais movimentadas do Centro da cidade. Paralela com a Osvaldo Aranha, que concentra grande fluxo de pessoas – especialmente em virtude das agências bancárias e praças -, a Júlio é caracterizada, principalmente, pela elevada circulação de veículos.
Segundo dados do Departamento Municipal de Trânsito, a Júlio tem 3,5 quilômetros de extensão. Ela começa no bairro União e segue até o Acesso Leopoldina. Com foco residencial nos bairros, o trecho da região central concentra empresas do ramo de comércio e serviços de diferentes segmentos.
A rua da antiga Estação Rodoviária até hoje tem a ‘rodoviária velha’ como ponto de referência, além de imobiliárias, barbearias e lojas que ultrapassam gerações. Prédios residenciais e comerciais fazem a Júlio de Castilhos o local ideal para quem quer viver e/ou trabalhar em um lugar onde é possível ter muitas utilidades diárias próximas, sem precisar tirar o carro da garagem.
O Poder Legislativo também fica na Júlio de Castilhos, espaço de discussões e aprovações de projetos que interferem diretamente na vida da população. Próximo da Câmara de Vereadores, um imponente prédio foi recentemente construído: a nova sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva).
Na área cultural, ainda hoje é possível ver as ‘marcas’ do antigo cinema, o Cine Imperial, instalado na década de 50 e em funcionamento até o fim da década de 70. Sedia também o Clube de Leituras, uma sociedade centenária, que há 135 anos é palco de eventos culturais, shows, um local de encontros que fizeram e ainda fazem parte da vida de tantas pessoas.


INFRAESTRUTURA
Com três sinaleiras na área central – na esquina com a Voluntários da Pátria, cruzamento com a General Osório e esquina com a Conde D’eu -, a rua Júlio de Castilhos recebeu duas rotatórias. A do cruzamento com a Jacob Becker foi instalada em fevereiro de 2018. Já a que liga com a Armando Ruschel entrou em funcionamento em setembro de 2019. Essa foi a solução encontrada para evitar acidentes causados nos cruzamentos, principalmente em horários de grande movimentação de veículos nos locais.
Atualmente, equipes do Departamento de Trânsito, que faz parte da Secretaria Municipal de Segurança Pública, estão em fase de revitalização de todo o trajeto da rua, com renovação de pinturas e colocação de placas. O secretário de Segurança Pública, Jair Garcia, reforça que está sendo feito também um estudo para diagnóstico de quais as mudanças mais indicadas para ‘desafogar’ o fluxo na via. “Mesmo com todo o movimento no local, foram registrados 14 acidentes desde 2018. Mas estamos fazendo um estudo para definir qual a melhor forma de melhorar o fluxo nas ruas principais”, salienta.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido