Na sexta, 23, a RBS divulgou pesquisa Ipec (Ex-Ibope) para o governo gaúcho. Eduardo Leite (PSDB) manteve 38%, Onyx Lorenzoni (PL) subiu de 24% para 26%, Edegar Pretto (PT) subiu de 9% para 10%. Heinze (PP) tem 4%, Vieira da Cunha (PDT) e Roberto Argenta (PSC) 2%.
No sábado o Correio do Povo divulgou pesquisa RealTime Big Data. Para governador Eduardo Leite tem 36% e Onyx Lorenzoni 27%. Edegar Pretto 12%, Heinze 4%, Vieira da Cunha e Roberto Argenta 2% e Ricardo Jobim (Novo) 1%.
O cenário mostra Leite e Onyx no segundo turno. Só uma daquelas viradas históricas nesta última semana de campanha pode mudar isso e ainda colocar Edegar Pretto no segundo turno. E ele aposta nisso, ‘colando’ seu nome a Olívio e Lula. Ou mesmo Luiz Carlos Heinze, que tem o histórico de arrancada na eleição para o Senado em 2018, quando saiu de trás e chegou na frente.
Para o Senado a Real Time mostra Hamilton Mourão (Republicanos) e Olívio Dutra (PT) com 28% e Ana Amélia (PSD) com 25%. Os três disputam nas urnas a única cadeira para o Senado pelo RS, no lugar de Lasier Martins (Podemos), que não foi à reeleição, preferindo concorrer a deputado federal.
Semana de debates
A semana será de dois debates importantes para o eleitor escolher governador e presidente. Hoje a RBS faz o debate dos candidatos ao governo do estado, às 22h30min, depois da novela Pantanal. Na quinta, 29, também depois de Pantanal, às 22h30min, a Globo faz o último debate presidencial.
No sábado, às 18h, foi realizado o debate do SBT/CNN/Estadão/Veja/Terra. Lula fugiu do debate, onde foi chamado de fujão, covarde, corrupto e ladrão pelos adversários. Lula, que lidera quase todas pesquisas de intenção de voto, ‘arrumou’ outros compromissos para justificar a ausência. Na verdade a avaliação dele era de que perderia menos não indo ao debate do que indo para o confronto.
Notinhas
- Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB), candidatos a deputado estadual, mantiveram seus locais de bandeiraços das campanhas para prefeito. Giovane na esquina da Osvaldo Aranha com a 15 de novembro, no posto Shell, e Airton na Osvaldo Aranha esquina com a Voluntários, no monumento da bandeira, na Praça Henrique Bender.
- Ontem começamos no Terra em Uma Hora a última rodada de entrevistas com nossos candidatos a deputado. Celso Krämer (Podemos) foi o primeiro. Ele tem como bandeira principal a agricultura familiar e espera 8 mil votos em Venâncio e 35 mil no total. Acredita que com 18 mil votos pode se eleger no Podemos.
- Hoje Giovane Wickert (PSB) é o entrevistado, amanhã Airton Artus (PDT), os três candidatos a estadual, cuja ordem foi estabelecida por sorteio. Na quinta fechamos a rodada com Silvia Schirrmann (Podemos), candidata a federal.
- O Movimento Aliança Conservadora (MAC) tem carreata com carros, motos, caminhões, tratores, marcada para este sábado, 1º. A saída será às 14h no Parque do Chimarrão, percorrendo o centro e bairros da cidade, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que tenta a reeleição no domingo, 2.
- Douglas Sandri, que foi coordenador de campanha do prefeito reeleito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), de quem foi secretário de governo, é candidato a deputado estadual pelo Novo. Ele esteve ontem em Venâncio em agendas de campanha. Em 2018, com 15.907 votos, não se elegeu por 318 votos.
- No final de semana a Itália teve eleições e uma coalização de partidos de direita fez maioria legislativa, o que levará Giorgia Meloni, como primeira mulher a ser Primeira Ministra naquele país. A imprensa internacional taxa a vitória como da extrema direita neofascista. A mesma imprensa que chamou apenas de esquerda os incendiários radicais do Chile que venceram a eleição presidencial lá no ano passado. As redações da grande mídia também foram ‘aparelhadas’ pela esquerda, no Brasil e no Mundo.
Do Twitter
- O Globo: “Estou na minha casa”, diz Bolsonaro sobre decisão do TSE que proibiu transmissão de vídeos eleitorais no Palácio da Alvorada
- UOL: Bolsonaro diz ser ‘impossível’ Lula ser eleito presidente no 1º turno
- Folha S. Paulo: Ministro do TSE manda Bolsonaro apagar publicações com discurso na ONU
- Estadão: Governo Bolsonaro decreta sigilo de 100 anos até em visitas a Michelle.
- Revista Oeste: Verba publicitária: Lula pagava à Folha S. Paulo 185 vezes mais que Bolsonaro
- Gazeta do Povo: Depois de faltar a debate do SBT/CNN, Lula diz que irá ao da Globo
Correio do Povo: Bolsonaro indicará ministros contra o aborto ao STF, se reeleito - Cristian Deves: TSE proíbe a esposa Michele de participar do Programa eleitoral, proíbe de mostrar imagens de 7 de Setembro. Daqui a pouco vai proibir o Bolsonaro de aparecer na campanha ou obriga-lo a pedir voto para o Loola. Fala sério
- Lasier Martins: A denúncia de abuso de autoridade contra Alexandre de Moraes apresentada por 131 delegados da PF tem o mesmo fundamento do pedido de impeachment que protocolei semana passada: há “nítido caráter político-partidário” nas ações do ministro do STF. Isso atenta contra a democracia!