Alusiva à Semana Farroupilha, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou na última quinta-feira, 22 de setembro, uma sessão solene. Na noite o Plenário Vicente Schuh recebeu diversos segmentos da comunidade venâncio-airense para receber as homenagens: Câmara Destaque e diplomas de honra ao mérito.
Entre os homenageados estiveram os jovens: Pablo Fürst Grasel, 23 anos, filho de Vandriane Furst, integrante do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate; e Arthur Ferreira, 15 anos, filho de Mariele Ferreira e Joelsi Ferreira, integrantes do CTG Chaleira Preta.
A noite, ainda, foi abrilhantada pelos representantes do Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição; Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, CTG Erva-Mate, coral da Melhor Idade e Escola do Chimarrão. Integraram a mesa, ao lado do presidente da Câmara, Benildo Soares, o patrono dos Festejos Farroupilhas, padre Aldo José da Silveira, o assessor da secretaria municipal de Cultura e Esportes e presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Sandro Kroth, e a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen da Rosa Mayer.
Distinções
Pablo Grasel recebeu o Mérito Tradicionalista, proposto pelo vereador Alexandre Fernandes (PSD), enquanto Arthur Ferreira recebeu a distinção de Jovem Tradicionalista, proposta do vereador Ricardo Landim (União Brasil).
Pablo Furst Grasel
- Nascido em 26 de agosto de 1999, em Venâncio Aires, o jovem “foi criado com muito esforço por uma mãe solo que contava com total amparo de sua família”.
- Em meados de junho de 2006, aos 6 anos, por meio de um convite da Escola Professor José de Oliveira Castilhos, escola a qual integrava, ingressou no tradicionalismo em um grupo de danças do CTG Erva-Mate.
- A paixão pelo tradicionalismo foi intensa e imediata. E em pouco tempo conseguiu inserir seu primo e os tios à tradição gaúcha. Com o decorrer dos anos, e após muitas horas de ensaios semanais, apresentações e rodeios, aquele grupo foi crescendo e evoluindo e começou a ganhar seu espaço no cenário artístico gaúcho.
- Em 2014, aos 14 anos, Plablo dançou o primeiro JuvEnart. Maior concurso de danças tradicionais gaúchas na categoria juvenil. O evento contava com 100 grupos de danças da mesma categoria. O jovem e seus amigos do CTG Erva-Mate conseguiram o 41° lugar, e no ano seguinte 26° lugar.
- A partir daí, a invernada juvenil com muita garra e dedicação, passou a ganhar inúmeros rodeios e competições de alta relevância no meio artístico. O grupo de danças juvenil do CTG Erva-Mate o maior grupo da cidade, região e, consecutivamente, ganhou espaço entre os maiores grupos do Rio Grande do Sul.
- O grupo no seu auge, conseguiu a marca de 5° melhor grupo juvenil do Estado no Juvenart em 2016, e no ano seguinte o 7° lugar.
- Em 2017, Pablo completou 18 anos, então se encerrava o ciclo como juvenil. Contudo, apesar de não poder fazer mais parte do grupo, continuava a ir em todos os ensaios para rever os amigos e auxiliar os novos dançarinos que haviam chegado na invernada.
- Em 2018, começou a ser auxiliar das invernadas juvenil e mirim do CTG, e meses depois, juntamente com Jordana Durante, que era sua instrutora na sua época de juvenil, passou a instruir essas duas invernadas. Porém, até então, Pablo era somente um apaixonado pela dança que gostava de ensaiar e propagar a arte.
- No ano de 2019, o jovem foi em busca de um novo sonho: dançar no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). E para isso foi dançar em grupo adulto do CTG Tropilha Farrapa, de lajeado, mas continuou como instrutor no CTG Erva-Mate
- Foi aí que surgiu a ideia “mais ousada de sua vida”: fazer o curso profissionalizante do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para Instrutor de Danças Tradicionais Gaúchas, ideia essa lançada por Claudete Vieira e Patrícia Padilha, que eram as coordenadoras das invernadas, [Erva-Mate], com total incentivo e apoio de sua mãe, o jovem foi em busca desse sonho. Foram muitas horas de estudos conciliados com ensaios em lajeado até a madrugada.
- Em setembro de 2019, passou por palestras, provas escritas, orais e demonstrativas no curso. Após a aprovação, tornou-se de fato um Instrutor de Danças Tradicionais, e no mesmo ano também realizou o sonho de dançar o Enart. Experiência está, que levará para o “resto de sua vida”.
- Em 2020, retornou completamente a sua casa de origem, o CTG Erva Mate. E, hoje, aos 23 anos atua como instrutor das categorias mirim, juvenil e adulta, na entidade. Pablo além de repassar todo seu conhecimento da dança, também ensina aos seus alunos o respeito, companheirismo e o amor pelo tradicionalismo gaúcho.
- Foram inúmeras conquistas, aprendizados e, principalmente, muitos amigos ao longo desses 16 anos. O apoio de sua família é considerado, pelo jovem como “fundamental como incentivo”. Mas para o Instrutor, o que lhe motiva é o brilho no olho de cada aluno ao realizar a arte da dança.
Arthur Ferreira
- A história tradicionalista de Arthur vem de berço, seguindo os passos da sua família. Ainda ‘bebezito’ participou dos desfiles farroupilhas e cavalgadas, brincava pelo galpão durante os ensaios das invernadas, andava de cavalo no colo do pai e do irmão, Gabriel Ferreira, e imitava os dançarinos.
- Cresceu participando de rodeios campeiro e artístico e teve sua primeira participação nos rodeios aos 4 anos, na modalidade declamação, mas antes disso, o piazito já sabia “quase de cor” as poesias do seu irmão.
- Atualmente, participa das invernadas juvenil e adulta, e está no cargo de 1° Guri Farroupilha do CTG Chaleira Preta.
- Arthur sempre teve a influencia e a inspiração de seus pais. Do pai, Joelsi, na parte campeira, e da mãe Mariele, a ajuda e incentivo na parte cultural.
- Além de troféus de declamações em rodeios, o jovem foi Bebezito do Centro de Pesquisas Folclórica (CPF) Terra de um Povo; 1° Piazito da 24ª RT (gestão 2014/15 e 2015/16); Piá da 24ª RT (gestão 2017/18). Neste cargo ficou em 6° lugar no Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul,
- Atualmente é Piá do CTG Chaleira Preta (gestão 2018/19).
NOTA DA COLUNISTA
Agradeço o convite e a saudação durante a plenária, pelo cargo de Patrona dos Festejos Farroupilha/2021.