A representatividade política

Hoje às 19h tem painel Gente & Negócios pela Terra FM e plataformas digitais da Folha e Terra. O tema deste mês, na semana da eleição, é a importância da representatividade política. Com as presenças do advogado Ricardo Hermany, Coordenador do Curso de Direito da Unisc em Venâncio e Assessor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Telmo Kist, que foi vereador, secretário municipal e candidato a deputado estadual pelo PDT em 2010, vamos falar do tema. Participo do Painel com as jornalistas mediadoras Leticia Wacholz e Débora Kist.
Venâncio elegeu seu último deputado estadual em 1994, quando Gleno Scherer se elegeu para o quarto mandato e depois foi para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Desde então, a cada eleição, temos nomes que se apresentam, mas nenhum conseguiu mais se eleger. Os mais próximos foram Almedo Dettenborn (PMDB) em 1998, faltando 1,2 mil votos para se eleger e mais próximo ainda Airton Artus (PDT), agora em 2018, que não se elegeu por 199 votos.
Nesta eleição Artus é candidato novamente, além do também ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) e o ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos), as três principais lideranças políticas de Venâncio hoje, pelo número de votos já feitos. A vereadora suplente Silvia Schirrmann concorre a deputada federal pelo Podemos.
Vamos falar sobre possibilidades, sobre representatividade. O Vale do Rio Pardo tem cinco deputados (Heitor Schuch (PSB) e Marcelo Moraes (PL), federais de Santa Cruz, que concorrem à reeleição, mais os estaduais Edson Brum (MDB), de Rio Pardo, que foi para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) no seu quinto mandato, Kelly Moraes (PL), de Santa Cruz, que concorre à reeleição e Adolfo Brito (PP), de Sobradinho, que concorre ao 8º mandato. M<as Venâncio não tem nenhum. Já o Vale do Taquari ficou sem nenhum deputado na eleição de 2018 e faz um movimento comunitário forte para eleger representantes novamente.
A importância de ter representatividade política é um bom tema para se falar.

Governador

Na segunda saiu nova pesquisa Ipec para a RBS. Para governador Eduardo Leite (PSDB) manteve 38%. Onyx Lorenzoni (PL) caiu de 26 para 25% e Edegar Pretto (PT) subiu de 10 para 15%. Heinze (PP) ficou nos 4% e os demais em 1% ou menos. Leite tem 44% dos votos válidos, Onyx 29% e Pretto 17%. Em simulação de segundo turno Leite teria 50% contra 35% de Onyx e 52% contra 27% de Pretto. Pretto terá fôlego para tirar Onyx ou Leite do segundo turno? No debate da RBS na terça foi o mais incisivo dos candidatos, tentando ‘se colar’ em Olívio e Lula. Creio que Leite tem vaga certa no segundo turno e será favorito, contra Onyx ou Pretto. O lado que ficar fora tende a votar mais em Leite no segundo turno. Se acontecer, vai ser a primeira vez que o RS reelege um governador.
Para o Senado o Ipec mostra Olívio Dutra (PT) com 30%, Ana Amélia (PSD) com 24% e Halmilton Mourão (Republicanos) 21%. Disputa acirrada nas urnas.

Presidente

Na eleição presidencial o Ipec para a Globo mostrou na segunda Lula com 48% e Bolsonaro com 31%. Diferença de 17 pontos. E a grande mídia usa toda sua força de conteúdo e opinião para influir pelo voto útil em Lula para que ele vença em primeiro turno. Resta saber como o eleitorado vai responder a isso.
Pela Paraná Pesquisas de terça, Lula tem 42,7%, Bolsonaro 36,4%, Ciro 5,6% e Simone 5%, situação que leva para um segundo turno.
Uma das pesquisas está errando feio. Propositalmente? Veremos no domingo.
E hoje tem o último debate presidencial, na Globo. Começa 22h30min, depois da novela Pantanal. Vai sair faísca. Mas que os candidatos falem mais de propostas para o país do que mal dos adversários.

Feriado

Amanhã, 30, tem Audiência Pública na Câmara de Vereadores, às 19h, para tratar da volta do feriado de 11 de maio, Dia do Município. Em 2013 a Câmara mudou o feriado de 11 de maio para 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, atendendo o comércio local, pois o 11 de maio geralmente cai em véspera de Dia das Mães, a segunda melhor data em vendas no ano. Os Vereadores Elígio Weschenfelder (PSB), presidente da Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo, e o presidente do Legislativo, Benildo Soares (Republicanos), que querem a mudança, convocam a Audiência, onde todas as pessoas da comunidade podem participar.

Do Twitter

  • O Globo: Pesquisa Ipec: Lula tem 48% e Bolsonaro 31%
  • Folha S. Paulo: Eleições 2022: Repúdio a Lula e à esquerda leva a expurgo de pastores e até a fiel baleado
  • Estadão: Fundo eleitoral bilionário e orçamento secreto minam movimentos de renovação do Congresso.
  • Gazeta do Povo: Apoiador de Maduro e Putin, Roger Waters declara voto em Lula
  • R7: 131 delegados federais apresentam queixa-crime contra Moraes à PGR
  • Lula: O Brasil teve destaque no mundo em nossos governos. Tivemos protagonismo porque trabalhamos com seriedade para o povo. Quero voltar para que o Brasil seja respeitado como já foi, e para que vocês voltem a ter o orgulho que tinham de ser brasileiro.
  • Bolsonaro: Para enganar inocentes, o PT agora se vende como “do amor”. Considerando que promoveram o maior esquema de corrupção da história e colocaram o Brasil entre as nações mais violentas do mundo, com números de homicídios em níveis de um país em guerra civil, só se for amor bandido.
  • Ciro Gomes: Bolsonaristas e petistas me acusam de tudo. Não por acaso, sofro tentativas de agressão dos dois lados. Mas, repito pela milésima vez, nunca vão conseguir me calar.
  • Simone Tebet: O meu compromisso é com o Brasil. Um país que seja de todos e para todos. Com emprego, renda, educação, saúde e desenvolvimento. Sem fome e com preservação do meio ambiente. É possível!


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido