Neste sábado, 1º de outubro, às 9h em frente à Igreja Matriz, tem início mais uma campanha do Outubro Rosa, promovida em Venâncio Aires pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. A entidade que completa 25 anos em 2022 presta assistência para pacientes com câncer em vulnerabilidade social, e a campanha é um importante movimento que atrai doações e dissemina informações sobre a prevenção desta doença, principalmente ao público feminino, contra o câncer de mama e colo do útero.
As integrantes da Liga são responsáveis pela organização da programação deste mês. Uma delas, que faz parte da comissão social da entidade, Loren Danelon, dá destaque para a abertura oficial que ocorre nesta manhã, em frente à igreja Matriz São Sebastião Mártir, e também, para a parceria com o Jornal Folha do Mate e rádio Terra FM, com a produção de programas especiais sobre os desafios que envolvem o tratamento contra o câncer e a prevenção da doença. “O foco do primeiro encontro é falar da Liga para que mais pessoas conheçam a entidade, como trabalhamos e os demais são com foco na prevenção, que tem tudo a ver com o Outubro Rosa, com a participação de convidados médicos e profissionais da saúde para informar a comunidade. E a parceria com a Folha e Terra, veículos de referência em comunicação na cidade, nos ajuda a abranger cada vez mais pessoas.”
Segundo Loren, a expectativa para o Outubro Rosa sempre é boa e se renova, já que é um evento realizado há anos. O objetivo principal da Liga é usar o mês de outubro para trabalhar a informação e prevenção com a comunidade. Os valores recebidos pela entidade, tanto no mês de outubro, como em todo o ano, também com os eventos que realizam, são diretamente repassados para atender as causas dos pacientes.
De acordo com a 1ª vice-presidente da entidade, Manon Pierret, este ano a intenção é desenvolver um trabalho educativo com a comunidade, para que quando pensem em realizar ações em beneficio da Liga, possam fazer contato inicial para ver a demanda necessária no momento. “Às vezes temos excesso de leite ou alimentos, o ideal é nos contatar para avaliarmos o que é preciso. É bem importante para conseguirmos atender todos.” Manon também enfatiza que a preferência é que as doações sejam feitas em dinheiro, para que as colaboradoras da entidade consigam direcionar o valor para a maior necessidade momentânea, mas de qualquer forma, toda contribuição é sempre bem-vinda.
Programação
1º de outubro – hoje, às 9h, abertura oficial em frente à Igreja Matriz com participação de todas as integrantes da Liga, autoridades e a comunidade. Se o tempo estiver chuvoso, a ação será no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.
3 de outubro – Início das entrevistas semanais transmitidas pela Rádio Terra FM. Tema inicial ‘Conheça a Liga e tire suas dúvidas sobre a entidade’, com a participação da diretoria da entidade
8 de outubro – Pedágio solidário com a Liga Jovem das 9h30min às 11h30min na sinaleira do Hospital São Sebastião Mártir, esquina das ruas Tiradentes e Jacob Becker
10 de outubro – Segunda entrevista na Rádio Terra FM como tema ‘O câncer e a prevenção’, com a médica oncologista Scheila Marquetto
17 de outubro – Terceira entrevista na Rádio Terra FM com o tema ‘Câncer de pele – foco na prevenção’, com os dermatologistas Márcio Gaio e Luiza Metzdorf
24 de outubro – Quarta entrevista na Rádio Terra FM com o tema ‘Como enfrentar o câncer’, com a psicóloga Daniela Graef
25 de outubro – Caminhada noturna a partir das 19h pela rua Osvaldo Aranha, desde a esquina com a rua Conde D’eu até a General Osório
31 de outubro – Quinta e última entrevista na Rádio Terra FM com o tema ‘Importância da alimentação na prevenção e no tratamento do câncer’ com a nutricionista Geane Caetano.
“Tudo é proveniente da comunidade e é revertido também para a comunidade. A Liga Feminina de Combate ao Câncer é este elo que faz a ligação.”
LOREN DANELON
Integrante da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires
- 200 é o número médio de pacientes mensais que a Liga Feminina de Combate ao Câncer atende em Venâncio Aires. O apoio é feito com a entrega de medicamentos; leite, que é um dos principais alimentos aos pacientes; atendimento de psicóloga e nutricionista e ajuda com exames.
- A sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer está localizada no Edifício Profissional Tiradentes, na rua Tiradentes, número 686, sala 22. No local podem ser adquiridas camisetas e também entregues doações para a entidade.