Os quatro candidatos de Venâncio Aires nas eleições gerais de 2022 votaram pela manhã. A primeira a comparecer à urna foi Silvia Schirrmann (Podemos), que concorre a deputada federal. Silvia votou na Escola Professora Leontina e voltou a destacar que já se sente uma vencedora, independente dos resultados. Ela vai acompanhar a apuração em casa, com a família e amigos.
Airton Artus, candidato a deputado estadual pelo PDT, votou logo depois das 10h, no Grêmio Recreativo Sete de Setembro. Acompanharam o ex-prefeito os secretários de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Públicos, respectivamente Tiago Quintana e Sid Ferreira, e o prefeito da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa, todos do PDT. Artus disse confiar na eleição. Vai acompanhar a apuração dos votos, provavelmente, no diretório da rus Osvaldo Aranha.
Também no Grêmio Recreativo Sete de Setembro, mas em seção e horário diferentes de Artus, votou o candidato a deputado estadual pelo PSB de Venâncio Aires, Giovane Wickert. Acompanhado dos filhos Augusto e Rafaela e de alguns simpatizantes de sua candidatura, o ex-prefeito da Capital Nacional do Chimarrão foi rápido na urna e afirmou que esperar ter sucesso ao fim do dia. Vai acompanhar a apuração em casa ou no diretório do partido, na região central.
Celso Krämer (Podemos), que também buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, votou na Escola Coronel Thomaz Pereira, em Linha Taquari Mirim, no interior de Venâncio Aires. Passava das 11h quando ele digitou os números dos seus candidatos na urna eletrônica. Krämer estava acompanhado da esposa, Ivanir, e declarou que, com a campanha realizada, com visita a centenas de municípios, a expectativa é chegar ao Palácio Farroupilha. O ex-vice-prefeito vai acompanhar a apuração dos votos na sua residência.