A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus de Venâncio Aires, disponibiliza, atualmente, quatro cursos técnicos. Dois estão em andamento – Enfermagem e Agropecuária – e outros dois iniciam no primeiro semestre de 2023, que são Indústria 4.0 e Marketing. O Técnico em Enfermagem está na oitava turma e Técnico em Agropecuária, na primeira turma, todos com aulas à noite.
Segundo a coordenadora administrativa da Unisc Venâncio, Andréia Haas, para o futuro, a instituição devem começar a ofertar o Técnico em Administração e o de Contábeis, que já estão protocolados no Conselho Estadual de Educação. “Até pelas dúvidas após o Ensino Médio, percebemos uma queda na procura das graduações, por ser um período longo de formação e os alunos não terem essa certeza. Acreditamos que os cursos terão uma demanda interessante, principalmente o de Contábeis. Não formamos tantos contadores e é uma demanda reprimida nos escritórios”, cita.
Vantagens
De acordo com Andréia, um dos efeitos positivos dos cursos técnicos é a possibilidade de realizá-lo de forma simultânea com o Ensino Médio. É necessário seguir com as aulas e cursar o técnico à noite. Se for concluído o curso técnico antes do Ensino Médio, será necessário esperar para receber a certificação. Além disso, ela destaca que são cursos de menor duração e investimento financeiro, tendo foco direto no mercado de trabalho. “É uma ponte para a graduação, o aluno que conclui o técnico se insere mais cedo no mercado de trabalho, com uma remuneração melhor e, que pode, posteriormente, buscar o ensino superior com seus próprios investimentos.”
100
é o número aproximado de alunos
“Observamos que as aulas práticas atraem os alunos, principalmente quando dizemos que contam com saídas a campo desde o primeiro semestre.”
ANDRÉIA HAAS
Coordenadora administrativa da Unisc Venâncio
Aprovação dos alunos
Com 24 anos e na primeira turma do Técnico em Agropecuária, Luciana Luíza da Silva Ertel conta que optou pelo curso técnico pois, na cidade, é único mais abrangente voltado ao agro. “O agro é de extrema importância para o nosso desenvolvimento e para a nossa vida. É o agro que alimenta todos nós hoje, no presente e também no futuro”, aponta.
Ela também diz que o curso possibilita ter uma visão de diversas atividades ligadas ao agro e isso proporciona uma escolha mais sábia na hora de decidir em que área cada um de gostaria de atuar.
“Quando terminei o Ensino Médio, tinha planos de continuar os estudos, porém nesse mesmo período chegou a vida adulta, boletos, aluguel e acabei deixando isso meio de lado. Quando surgiu o curso Técnico em Agropecuária, tive aquela vontade de retornar aos estudos e buscar algo mais”, declara.
Para ela, outro diferencial do curso é a troca de conhecimento entre estudante e quem atua na área todos os dias. “Não são apenas professores, eles estão nos passando suas próprias experiências, coisas que vivenciam na prática. Isso não tem preço”, finaliza.
Paloma Kunz Kaercher, de 23 anos, está no quarto semestre do Técnico em Enfermagem.
Ela explica que, ao terminar o Ensino Médio, em 2016, ficou quatro anos afastada dos estudos, mas sempre teve o desejo de realizar algum curso na área da saúde, porém, ainda restavam dúvidas.
Em 2020, decidiu se inscrever no Técnico em Enfermagem. Para ela, o técnico foi uma ótima opção para que pudesse ter certeza sobre o que realmente queria. A possibilidade de estudar em Venâncio se tornou mais acessível também por não precisar se deslocar para outro município.
“O curso possibilita experiências nas aulas práticas, estimula o contato com o paciente, o diálogo, promove a todo instante que façamos um serviço de captação, porque, de fato, é isso que fazemos, não só como futuros profissionais da saúde, mas como qualquer ser humano tendo um olhar cuidadoso sobre o outro”, destaca.
De acordo com Paloma, os professores instigam a fixar o teórico no cotidiano e são extremamente assistenciais quando é preciso de ajuda, além de promover a independência durante os estágios. “No momento, estou bastante empolgada para iniciar os estágios no hospital. Durante o período de estágios em saúde pública pude ver o quanto o nosso serviço impacta a vida das pessoas e o quanto a colaboração dos pacientes auxilia no tratamento”, explica.
No próximo ano, ela pretende iniciar algum curso pré-vestibular e, assim que finalizar o Técnico, atuar na área. “Meus planos são de prestar vestibular para Enfermagem e Medicina”, diz.