Mais de dois meses após a última rodada dos Campeonatos Brasileiro Séries A e B, o futebol gaúcho volta a campo com o Campeonato Gaúcho 2023. O certame contará com 12 equipes na primeira fase, que será disputada no formato de pontos corridos, todos contra todos. Os quatro primeiros estarão classificados para as semifinais, que serão realizadas no formato mata-mata, e os dos últimos colocados estarão rebaixados para a Divisão de Acesso no ano de 2024.
O jogo de abertura da competição será neste sábado, 21, a partir das 16h30min, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, e colocará frente a frente Caxias e Grêmio. O Tricolor está embalado por conta da goleada sobre o São Luiz por 4 a 1 na Recopa Gaúcha e, também, pela estreia de Luis Suárez, que marcou três vezes contra o clube de Ijuí.
Ainda no sábado, o São Luiz enfrenta o Ypiranga (atual vice-campeão do torneio), no estádio 19 de Outubro, em Ijuí, as 19h. O Internacional é outro que entrará em campo no sábado, enfrenta o Juventude, às 19h, no Beira Rio.
Já no domingo, 22, Novo Hamburgo e Avenida se enfrentam às 16h no Estádio do Vale; Brasil de Pelotas e Aimoré, no Bento Freitas, às 16h; e Esportivo, de Bento Gonçalves, encara o São José, às 19h, na Montanha dos Vinhedos.
Mudanças no Beira Rio
Na última semana, o Colorado anunciou a saída do goleiro Daniel para o San Jose Earthquakes, do futebol dos Estados Unidos, e do atacante David, para o São Paulo. Os atletas não estavam nos planos do treinador Mano Menezes, já que Daniel se tornou o reserva de Keiller durante a temporada passada, e David não conseguiu desempenhar o esperado. Além disso, também confirmou o segundo reforço para a temporada, trata-se do goleiro John, de 26 anos, ex-Santos, que chega por empréstimo de um ano com opção de compra pelo clube gaúcho.
Para o primeiro jogo do ano, Mano deve repetir quase que 100% do time que finalizou com o vice-campeonato do Brasileirão em 2022, com Keiller; Bustos, Vitão, Rodrigo Moledo e Renê; Johnny, Carlos de Pena, Maurício, Alan Patrick e Wanderson; Alemão.
A reformulação fica ainda mais clara quando vista em perspectiva com o time titular que abriu a temporada de 2022. Apenas o meia Maurício estava na equipe que venceu o Juventude por 2 a 1 (é o quarto confronto seguido de abertura do Gauchão entre os clubes), os outros 10 são diferentes dos comandados por Alexander Medina.
Manutenção
Por outro lado, o Grêmio deve repetir os 11 titulares do confronto contra o São Luiz na Recopa. Com isso, a tendência é que a escalação seja composta por Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Bitello e Pepê; Campaz, Suárez e Ferreira. A estrela uruguaia é a maior dúvida, talvez seja poupado pelo treinador Renato Gaúcho.
Maiores campeões:
Internacional: 45 títulos
Grêmio: 41 títulos
Guarany de Bagé: 2 títulos
Juventude, Brasil de Pelotas, Bagé, Pelotas, Novo Hamburgo, Rio-grandense, Caxias, Farroupilha, Grêmio Santanense, Rio Grande, Americano, Cruzeiro, São Paulo e Renner: 1 título
Últimos campeões:
2022: Grêmio
2021: Grêmio
2020: Grêmio
2019: Grêmio
2018: Grêmio
2017: Novo Hamburgo
2016: Internacional
2015: Internacional
2014: Internacional
2013: Internacional
Nos últimos cinco anos, marcados pela hegemonia do Grêmio, apenas duas vezes houve uma final entre a dupla Gre-Nal. Em 2019 e 2021, ambas vencidas pelo Tricolor.
Primeira rodada do Gauchão 2023:
Sábado, 21:
16h30min: Caxias X Grêmio
19h: São Luiz X Ypiranga
19h: Internacional X Juventude
Domingo, 22:
16h: Novo Hamburgo X Avenida
16h: Brasil de Pelotas X Aimoré
19h: Esportivo X São José