Vilnius comemora 700 anos de muita história

Nesta semana a capital da Lituânia comemorou um marco em sua história ao completar sete séculos de existência. No dia 25 de janeiro de 1323 o então Grão Duque Gediminas escreveu cartas às autoridades da Europa ocidental anunciando a todos a existência do território enaltecendo as oportunidades para artesãos, mercadores e produtores rurais, que o então povoado de Vilnius oferecia. Desde então muitos séculos se passaram, a cidade prosperou e sobreviveu a inúmeros conflitos. Durante alguns anos nas primeiras décadas de 1900 a capital lituana chegou a fazer parte da Polônia. Até hoje pode-se perceber a influência polaca na cidade, como algumas tampas do sistema de esgoto grifadas na língua polonesa além é claro da influência na culinária. De um pequeno povoado no século XIV à charmosa capital de 2023. Vilnius tem muita história a contar! Seu passado é permeado por uma mistura de sofrimento e triunfo. Já no final do século XIV a capital se transformou num centro medieval cujo charme se mantém até os dias de hoje no centro histórico tombado pela Unesco como patrimônio cultural universal.

Quando o Brasil ainda engatinhava com a colonização portuguesa a Europa se dividia a todo instante com os grandes impérios tentando dominar o continente. Durante muito tempo, por exemplo, lituanos e poloneses formaram uma das alianças mais poderosas do leste europeu, cobrindo o continente de norte a sul, entre o mar Báltico e o mar Negro, bloqueando a expansão germânica na Idade Média. Em 1579 era fundada a Universidade de Vilnius, um dos grandes centros de ensino cientifico da Europa e onde hoje em dia estudam muitos brasileiros. Durante os séculos XVI e XVII a capital lituana atraiu grande número de judeus e era considerada a Jerusalém do norte. Nesta época Vilnius vivia o auge da cena cultural. As ruelas medievais se transformavam em palco de teatro e recitações. E é por isso, que até hoje, Vilnius é uma capital contagiante e acolhedora. Fazer aniversário em janeiro aqui no norte da Europa não é fácil pois é um mês gelado, longo e triste, marcado por dias cinzentos e muita neve. Em Vilnius, no entanto, a última semana do primeiro mês do ano é sempre jubilante e a população inteira enfrenta as temperaturas negativas da noite para comemorar mais um ano da preciosa capital.

Centro histórico é tombado pela Unesco.

As comemorações dos 700 anos de fundação de Vilnius iniciaram no ano passado, quando ainda morávamos na capital, com a instalação de um relógio gigante no largo da praça da Catedral, fazendo a contagem regressiva. Inúmeros eventos culturais foram organizados durante os últimos doze meses, culminando nesta semana com um espetáculo de luz pirotécnico fantástico e projeções luminosas nos principais ícones da capital. Em julho, no verão por aqui, a cidade sediará um dos maiores festivais de música do norte da Europa no parque Vingis, considerado o pulmão de Vilnius. Afinal de contas, completar 700 anos merece tamanha comemoração!

Esta pequena capital de pouco mais de 500 mil habitantes está brilhante neste finalzinho de janeiro. Nesta época do ano continuamos a penar com dias curtinhos, amanhecendo pelas nove horas e antes das quatro da tarde já está escuro. O show de luzes de 700 anos de Vilnius se encarrega de colorir a penumbra que paira sob o céu da cidade em janeiro. No alto da torre de Gediminas fachos luminosos pincelam alegria no horizonte cinzento.

Inúmeras instalações de arte luminosa localizadas defronte a palácios e pátios internos de prédios públicos colorem cada cantinho da capital lituana. É um convite à população para sair de casa e celebrar este aniversário especial. Capital de uma pequena nação guerreira, Vilnius sempre demonstrou pioneirismo, ainda que em tempos turbulentos. E agora tem todos os motivos para festejar seus 700 anos de resiliência. Feliz aniversário, Vilnius!

Praça da Catedral é o centro das comemorações em Vilnius.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido