População idosa de Venâncio quase dobra em 22 anos

-

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizou o Censo Demográfico 2022 no dia 28 de fevereiro. Com isso, deve divulgar, nos próximos meses, as primeiras estatísticas avançadas sobre a população brasileira. Em Venâncio Aires, a agência do IBGE de Santa Cruz do Sul disponibiliza dados preliminares sobre gênero, idade, número de moradores por residência e população em via urbana ou interior.

Um dos destaques na Capital do Chimarrão é a porcentagem de idosos com 69 anos ou mais, equivalente a 9,34% do total, quase o dobro do levantamento de 2000, quando era de 4,92%. Na via contrária, o número de crianças de 0 a 3 anos caiu no período, passando de 4,69% para 3,03%. “Isso pode ser sinônimo de queda populacional nas próximas décadas”, frisa o coordenador da agência do IBGE em Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga.

Além disso, a prévia aponta para 45.873 residentes em via urbana (as sedes distritais também são consideradas região urbana para a pesquisa) e 22.570 em zona rural, como 2,47 moradores por residência. O total da população venâncio-airense, de acordo com os dados preliminares, é de 68.443. Não houve nenhuma residência não recenseada, nenhuma pessoa ausente ou que se recusou a ser entrevistada, garante Braga.

A Capital do Chimarrão tem 50,83% da população do sexo feminino e 49,17% masculino. Braga afirma que cerca de 27,5 mil entrevistas foram realizadas no município. “Ainda estamos disponíveis para alguém que se diz não recenseado, que poderemos incluir nos números finais”, destaca.

Próximos passos

Nos últimos meses, o IBGE procurou os moradores ausentes na região e também realizou atividades de revisão no município de Encruzilhada do Sul. “Um dos casos que aconteceu recentemente, e que foram recenseadas, foi de casas localizadas aos fundos de estabelecimentos comerciais e que as pessoas não haviam sido entrevistadas”, enfatiza o coordenador.

A partir de agora, será realizado um comparativo entre o registro do IBGE e o dos pontos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por meio de uma plataforma digital, será feita uma varredura para ‘bater os dados’ dos dois serviços e verificar se ainda existem moradores não localizados.

“A nossa obrigação é realizar a cobertura 100%. Agora, o resultado do Censo trará um desafio para a interpretação do que levou a esses números e, também, para planejar o futuro.”

LUIZ EDUARDO BRAGA

Coordenador da agência do IBGE de Santa Cruz do Sul



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido