Asuir, 50 anos de Folha

O dia de hoje, 14 de março, marca os 50 anos do tio e dindo Asuir Silberschlag na Folha do Mate. Neste dia ele teve a carteira assinada para vender assinaturas do novo jornal de Venâncio, que fora fundado cinco meses antes, em 6 de outubro de 1972.
Rapidamente a Folha cresceu em número de assinantes e Asuir entrou na sociedade da empresa em 1977 e depois assumiu toda empresa em 1983. Estes 50 anos tem uma história de muito trabalho, de dedicação, que fez o jornal crescer como empresa e se tornar um dos principais impressos do interior do RS, com sua linha jornalística direcionada para as comunidades onde atua, o hoje chamado jornalismo hiperlocal, que chama atenção de muitos outros veículos.
Conheço, e faço parte, de quase toda esta história, pois nas férias escolares de julho de 1973, Asuir me convidou – eu tinha 12 para 13 anos – para ajudar a entregar jornal. E lá fui eu, e cá estou até hoje prestes a também completar 50 anos de Folha, na ativa.
Muito mais que uma empresa, que hoje inclui a rádio Terra FM e plataformas digitais, com 70 profissionais, o grupo de comunicação liderado pelo Asuir é um agente de desenvolvimento das comunidades onde atua.

Notinhas

  • Presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Ruppenthal (PDT) convida para Audiência Pública proposta pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, vereador Ezequiel Sthal (Mais Brasil), para o dia 29 de março, às 19h, para tratar dos serviços públicos de táxi e afins em Venâncio. O setor tem muitas queixas de transporte irregular, de táxis em número maior do que determina a lei etc. Bom tema para debater e definir regras.
  • Unificação do PP com o União Brasil, sigla que saiu da junção do DEM e PSL, está sendo encaminhada. Se confirmar, surge o maior partido no Congresso, com 108 deputados eleitos e 15 senadores.
  • Manifestação preocupante do economista Márcio Pochamann, venâncio-airense, professor da Unicamp, de Campinas, ontem no Twitter: “Diferente de 2008, quando a salvação bancária se deu pela injeção de dinheiro barato, a crise financeira atual pode passar pelo congelamento global da movimentação de ativos e saldos de contas bancárias para evitar o colapso de bancos, fundos e outras instituições financeiras.” Márcio foi presidente do IPEA no governo anterior de Lula e hoje preside a fundação petista Perseu Abramo. Faça a sua leitura.

Do Twitter

  • Folha S. Paulo: Chefe na Receita teve encontros secretos no Planalto em dias de devassa contra rivais de Bolsonaro
  • O Globo: Debate sobre mandato para ministros de tribunais superiores está contaminado e tem propositivo de retaliação ao STF, diz Dino
  • UOL: PF estuda pedir prisão de Bolsonaro se ele não voltar ao Brasil até abril
    Gazeta do Povo: STF começa a julgar Lei das Estatais com voto a favor da entrada de políticos em diretorias
  • Correio do Povo: Oito ministérios de Lula não têm site oficial; especialistas alertam para falta de transparência
  • Revista Oeste: Governo Lula assina contratos milionários com empreiteiras suspeitas
  • Lula: Na campanha, disse que o governo federal precisava trabalhar com os prefeitos, porque é na cidade que o povo sente os problemas do dia a dia. Na sexta, ao lado de prefeitos do Brasil inteiro, lançamos o Mãos à Obra, programa para facilitar o diálogo com prefeituras
  • Cristian Deves: Antes de uma Reforma Tributária é necessário uma Reforma Política. Diminuição de vereadores, deputados estaduais, federais e senadores. A máquina pública tem que diminuir ou a Reforma Tributária vai aumentar e não diminuir



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido