Celebrado amanhã, 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma oportunidade para refletir e discutir formas de solucionar a crise global da água e do saneamento. Neste ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a data é ‘Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo’. A campanha, é um convite para as pessoas repensarem atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, nas empresas, na comunidade, e assumirem o compromisso de mudanças.
Com a publicação do caderno especial sobre o tema, Folha do Mate e Rádio Terra FM aproveitam esta importante data para lançar a terceira edição do projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’. Pelo terceiro ano consecutivo, jornal e rádio se unem para comunicar, para sua audiência, questões relacionadas à água.
A exemplo dos anos anteriores, os veículos de comunicação vão produzir reportagens, entrevistas de rádio e conteúdos para plataformas digitais, além de ações em escolas, alusivas ao tema, dentro de uma abordagem ampla, que contempla desde projetos de recuperação de nascentes do arroio Castelhano até a discussão de questões consideradas urgentes, como o abastecimento de água no futuro.
O diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke, lembra que, quando foi criado o Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano, em 2018, formado por representantes de secretarias municipais, Emater/RS-Ascar, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Rotary Club Venâncio Aires e Chimarrão, para coordenar ações de recuperação das nascentes, a Folha do Mate foi parceira de primeira hora na divulgação das ações.
“Em 2021, a Folha, para ampliar sua presença nas ações, criou o projeto Nascentes, um caderno mensal, com apoio de empresas parceiras, para destacar as ações de recuperação e preservação das nascentes do Castelhano, que fornece a água que tomamos em Venâncio”, destaca Klafke.
Ele ressalta que o ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’ é um projeto editorial do jornal que está despertando novas ações, funciona como educação informal. Além disso, traz empresas para participar na recuperação das nascentes, como o caso a CTA Continental, desde 2022 e que vai dobrar sua participação de apoio neste ano, em que a Folha e a Terra FM criaram a bandeira Responsabilidade ambiental.